“UM MONTE NEGRO DE CINZAS”: MEMÓRIA AMBIENTAL DO INCÊNDIO DE 1988 NO MORRO SÃO JOÃO (MONTENEGRO, RS, BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v2.4241Resumo
As manifestações climáticas e os desastres socioambientais tonaram-se questões recorrentes nas pautas de discussão das sociedades contemporâneas. Nesse contexto, o presente artigo pretende analisar o incêndio ocorrido em 1988 no Morro São João de Montenegro, cidade situada no estado do Rio Grande do Sul, pelo viés da história e da memória ambiental. A partir da abordagem Qualitativa, os procedimentos metodológicos adotados envolveram a Pesquisa de Campo, apoiada na noção de experiência etnográfica, enquanto, em termos bibliográficos e documentais, a História Oral e a mídia local constituíram a base empírica das informações apresentadas. A investigação realizada permite inferir que o incêndio ocorrido no ano de 1988 mudou a paisagem local, mas, principalmente, a maneira da população perceber o maciço rochoso e a sua ocupação. Conclui-se que o fato consolidou ações políticas e culturais preservacionistas na comunidade, as quais reverberam nas formas atuais de percepção sobre o meio ambiente e a sua preservação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thais Gaia Schüler, Magna Lima Magalhães, Orquídea Moreira Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.