POTENCIAR A FRUIÇÃO CULTURAL DE PESSOAS COM DIFICULDADES INTELECTUAIS E DESENVOLVIMENTAIS: PRÁTICAS E RECURSOS FORMATIVOS

Autores

  • Catarina Santos APPACDM Coimbra
  • Catarina Mangas ESECS, CICS.NOVA.IPLeiria – iACT / CI&DEI, Politécnico de Leiria
  • Jenny Sousa ESECS, CICS.NOVA.IPLeiria, CI&DEI, Politécnico de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3480

Palavras-chave:

Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, inclusão social, fruição cultural, instituições de apoio

Resumo

O estudo, de carater Qualitativo, analisa dinâmicas e recursos usados por espaços culturais junto de adultos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, a partir das práticas atualmente recomendadas e tendo em conta a perspetiva das próprias pessoas com esta condição. Inclui a observação de visitas virtuais ao Museu Nacional de Machado de Castro e ao Convento São Francisco e entrevistas semiestruturadas a dezoito participantes que frequentam três Centros de Atividades Ocupacionais da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra (Portugal). Os resultados indicam que as pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais usufruem destas experiências quando são aplicadas respostas que atendam aos seus perfis, destacando-se a importância de um trabalho de parceria entre os espaços culturais e as instituições de apoio, na procura de soluções conjuntas que permitam uma fruição plena por parte destas pessoas. Esta colaboração deve ter início numa fase prévia à realização das visitas, para partilha de informação sobre os objetos culturais e os perfis dos visitantes e criação de soluções que permitam às pessoas com deficiência uma fruição de qualidade, em igualdade de oportunidades com a população em geral.

Biografia do Autor

Catarina Santos, APPACDM Coimbra

Mestre em Comunicação Acessível pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria/Portugal). Terapeuta da Fala na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) de Coimbra (Coimbra/Portugal). E-mail: tf.ip@appacdmcoimbra.pt

Catarina Mangas, ESECS, CICS.NOVA.IPLeiria – iACT / CI&DEI, Politécnico de Leiria

Doutora em Ciências da Educação – Formação de Professores pela Universidade de Estremadura (Badajoz/Espanha). Professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria/Portugal).  E-mail: catarina.mangas@ipleiria.pt

Jenny Sousa, ESECS, CICS.NOVA.IPLeiria, CI&DEI, Politécnico de Leiria

Doutora em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro (Aveiro/Portugal). Professora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria (Leiria/Portugal). E-mail: jenny.sousa@ipleiria.pt

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Santos, C., Mangas, C., & Sousa, J. (2024). POTENCIAR A FRUIÇÃO CULTURAL DE PESSOAS COM DIFICULDADES INTELECTUAIS E DESENVOLVIMENTAIS: PRÁTICAS E RECURSOS FORMATIVOS. Revista Prâksis, 1, 194–218. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3480

Edição

Seção

Artigos Livres