ESCUTA POÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TERRITÓRIOS SONOROS EM CONVERSAÇÃO

Autores

  • Sandra Regina Simonis Richter
  • Dulcimarta Lemos Lino
  • Bianca de Oliveira Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3451

Palavras-chave:

Música na Educação Básica. Escuta poética. Música brasileira. Escola pública.

Resumo

O ensaio aproxima música, filosofia e pedagogia em tempos de pandemia para afirmar a escuta poética como potência de produção de sentidos a partir do encontro dos grupos de pesquisa Escuta Poética e Estudos Poéticos: Educação e Linguagem com a música brasileira e a Educação Básica. Os encontros virtuais foram tecidos pela conversação como experiência de pensamento que emergiu no percurso metodológico da escuta poética entre acadêmicos, docentes e pesquisadores na sala virtual. O distanciamento pandêmico permitiu a aproximação e o fortalecimento dos tempos de estudo dos grupos, marcados pela composição de narrativas produzidas ludicamente em ressonância com o imaginário indígena-luso-africano na escola pública. Nesse processo de entrecruzamento de percepções e sensibilidades, distintos territórios e linguagens emergem com força vital ao favorecerem possibilidades de ressoar a vida em tempos de desencanto. Um tempo de convite à escuta como abertura à singularidade plural de compor poéticas como música em performance: Rasante e Pandemia bate à porta.

Biografia do Autor

Sandra Regina Simonis Richter

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Santa Cruz do Sul/Brasil). Email: srichter@unisc.br

Dulcimarta Lemos Lino

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora de Educação Musical na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Email: dulcimarta.lino@ufrgs.br

Bianca de Oliveira Cardoso

Mestra em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Santa Cruz do Sul/Brasil). Professora de Educação Infantil no município de São Leopoldo (São Leopoldo/Brasil). Atualmente é supervisora escolar municipal (São Leopoldo/Brasil). E-mail: bianca.oliveiracardoso@gmail.com

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Publicado

2023-08-23

Como Citar

Simonis Richter, S. R., Lemos Lino, D., & de Oliveira Cardoso, B. (2023). ESCUTA POÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TERRITÓRIOS SONOROS EM CONVERSAÇÃO . Revista Prâksis, 2, 178–197. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3451