PERFORMANCE SULCOS: POÉTICAS PARA UM PENSAR-DRAPEAR-PERFORMÁTICO

Autores

  • Ana Cleia Christovam Hoffman Universidade Feevale
  • Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3161

Palavras-chave:

Dobra, Barroco, Drapeado, Performance

Resumo

Esta pesquisa que se tece junto aos estudos da filosofia pós-estruturalista aborda a intersecção entre arte, moda e filosofia, por meio dos estudos sobre drapeados. O objetivo geral é compreender o conceito de dobra barroca na obra de Gilles Deleuze, através da historiografia e da construção de uma performance artística que maneja a tecnologia do drapear sobre o corpo. Além da revisão bibliográfica, junto a literatura específica e registros históricos e artísticos, também é utilizado o método cartográfico de investigação, que funciona como um mapa aberto e experimental. O artigo apresenta ondulações históricas, nas quais estratos sociais nas artes das representações e na roupa mostram como esta tecnologia do vestuário interage com o corpo. Como resultado, há a criação de séries de performances realizadas pela autora do estudo, em espaços públicos que operam com o conceito filosófico de dobra, exploram a materialidade do drapeado e produzem novas maneiras de sentir, pensar e criar junto ao barroco.

Biografia do Autor

Ana Cleia Christovam Hoffman, Universidade Feevale

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora e pesquisadora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: hofana@gmail.com

Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora e pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: paola.zordan@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8937-7706

Referências

ANAWALT, Patrícia Rieff. A história mundial da roupa. Tradução: Anthony Cleaver e Julie Malzoni. São Paulo: Editora Senac, 2011. 608 p.

BRAGANÇA, António. Lições de Literatura Portuguesa. 9. ed. 2. vol. Porto: Livraria Escolar infante: s/d. p. 13.

BOUCHER, François. História do vestuário no Ocidente: das origens aos nossos dias. Tradução: André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2012. 480 p.

CAMILLE, Michael. El ídolo gótico: ideología, y creación de imágenes en el arte medieval. Tradución: Juan José Usabiaga Urkiola. Madrid: Ediciones Akal, 2000. 392 p.

CLÉRAMBAULT, Gaetan Gatian de; ARNOUX, Danielle; ÁLVAREZ, José María. O grito da seda: entre drapeados e costureirinhas, a história de um alienista muito louco. Organização e tradução: Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. 159 p.

DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o Barroco. Tradução: Luiz B. L. Orlandi. 6. ed. Campinas: Papirus, 2011. 240 p.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução: Peter Pál Pelbart. São Paulo: [s.n.], 1992. 240 p.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. V.1. Tradução de Ana Lucia Oliveira, Aurélio Gerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 2011.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A pintura encarnada: A obra prima desconhecida de Honore de Balzac. Tradução de Osvaldo Fontes Filho e Leila de Aguiar Costa. São Paulo: Escuta, 2012. 192 p.

LAVER, James. A roupa e moda: uma história concisa. Tradução: Glória Maria de Mello Carvalho. 7. reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 285 p.

MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

RAHIM, Shakil Yussuf; RODRIGUES, Ana Leonor Madeira. O álbum de desenhos de Villard de Honnecourt: uma articulação entre o desenho de observação e o desenho arquitectónico. Revista Tempo de Conquista, n. 16, Lisboa, Portugal, dezembro de 2014.

SABINO, Marco. História da Moda. Marketing Cultural, 2011. 415 p.

VIGARELLO, Georges. História da beleza: o corpo e a arte de se embelezar, do renascimento aos dias de hoje. Tradução: Léo Schlafman. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. 247 p.

Downloads

Publicado

2023-01-24

Como Citar

Hoffman, A. C. C. ., & Basso Menna Barreto Gomes Zordan, P. (2023). PERFORMANCE SULCOS: POÉTICAS PARA UM PENSAR-DRAPEAR-PERFORMÁTICO. Revista Prâksis, 1, 83–98. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3161