PERFORMANCE SULCOS: POÉTICAS PARA UM PENSAR-DRAPEAR-PERFORMÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3161Palavras-chave:
Dobra, Barroco, Drapeado, PerformanceResumo
Esta pesquisa que se tece junto aos estudos da filosofia pós-estruturalista aborda a intersecção entre arte, moda e filosofia, por meio dos estudos sobre drapeados. O objetivo geral é compreender o conceito de dobra barroca na obra de Gilles Deleuze, através da historiografia e da construção de uma performance artística que maneja a tecnologia do drapear sobre o corpo. Além da revisão bibliográfica, junto a literatura específica e registros históricos e artísticos, também é utilizado o método cartográfico de investigação, que funciona como um mapa aberto e experimental. O artigo apresenta ondulações históricas, nas quais estratos sociais nas artes das representações e na roupa mostram como esta tecnologia do vestuário interage com o corpo. Como resultado, há a criação de séries de performances realizadas pela autora do estudo, em espaços públicos que operam com o conceito filosófico de dobra, exploram a materialidade do drapeado e produzem novas maneiras de sentir, pensar e criar junto ao barroco.
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