FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O TRABALHO COM AS JUVENTUDES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Lucian da Silva Barros Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elizabete Cristina Costa-Renders Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3060

Palavras-chave:

Aprendizagem profissional, Formação de professores, Juventudes, Educação profissional

Resumo

O presente texto, que compõe parte dos resultados de uma dissertação de mestrado em educação, tem por objetivo apresentar e discutir a experiência do Senac SP na construção e condução do Programa Senac de Aprendizagem (PSA) com foco na formação de professores para atuação neste curso. Tal programa atende ao disposto na Lei nº 10.097, de 19 de dezembro 2000, que regulamenta a contratação de jovens aprendizes no Brasil. Com base na observação do cotidiano de uma de suas unidades educacionais, o foco de discussão reside na formação de professores e na atenção dada às juventudes atendidas. Realiza-se, inicialmente, uma discussão a respeito da educação profissional no Brasil, compreendida como modalidade de ensino voltada historicamente à formação de trabalhadores. A formação de professores para atuação nesse campo é discutida sob uma perspectiva de superação da visão tecnicista e instrumental. Reconhece-se que a ação docente deve ser construída com base na flexibilidade, na sensibilidade e no respeito aos saberes dos alunos, com vistas à construção de uma didática fundamental que oriente todo o trabalho pedagógico. A experiência do Senac São Paulo, respaldada por sua proposta pedagógica no trabalho com jovens aprendizes, demonstra novas possibilidades do fazer educacional e a necessária revisão constante das práticas de ensino, dos currículos e das formas de avaliação. A fim de elucidar tais questões, apresenta-se, ao longo do texto, relatos do cotidiano educacional que envaidecem a dinamicidade e a pluralidade do trabalho docente junto às juventudes, para que possam atuar na sociedade em que vivem como agentes de mudança e transformação.

Biografia do Autor

Lucian da Silva Barros, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (São Caetano do Sul/Brasil). Professor do SENAC SP (São Paulo/Brasil).  E-mail: lucian.barros@hotmail.com

Elizabete Cristina Costa-Renders, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Campinas/Brasil). Professora permanente no Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Sâo Caetano do Sul (São Caetano do Sul/Brasil). Email: elizabete.renders@online.uscs.edu.br

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

da Silva Barros, L., & Costa-Renders, E. C. (2022). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O TRABALHO COM AS JUVENTUDES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Prâksis, 2, 160–185. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3060

Edição

Seção

Artigos Livres