EaD E COVID-19: RELATOS DE PROFISSIONAIS DE UM CENTRO DE ENSINO EM REDE DE GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2577

Palavras-chave:

Pandemia, Educação a distância, Autonomia administrativa

Resumo

O presente artigo trata sobre o processo de mudança em um centro de ensino e aprendizagem em rede de uma universidade pública do estado de Goiás, em face da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Nas instituições de educação superior, esse novo cenário inibiu a possibilidade de encontros presenciais e trouxe como alternativa o ensino remoto; por isso, compreender a nova rotina é também compreender a educação a distância e, mais, o papel dos profissionais para atuar com essa modalidade diante das mudanças. Esta análise será feita à luz de discussões acerca da importância da autonomia para a gestão e a organização dos espaços educacionais como uma das vias para garantir a qualidade do ensino. Para alcançar os objetivos da pesquisa, foram utilizados como procedimentos os relatos de um profissional de cada segmento do centro de ensino, acerca das mudanças advindas do novo cenário. Constatou-se que as mudanças no Centro ocorreram conforme as demandas definidas pelos conselhos, contudo, o envolvimento dos profissionais nesse processo ficou restrito às adequações que as mudanças demandaram.

Biografia do Autor

Aline Almeida, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (Anápolis/Brasil). E-mail: alm_aline@yahoo.com.br

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil). Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (Anápolis/Brasil). E-mail: yarafonsecas09@gmail.com

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Almeida, A., & Fonseca de Oliveira e Silva, Y. (2021). EaD E COVID-19: RELATOS DE PROFISSIONAIS DE UM CENTRO DE ENSINO EM REDE DE GOIÁS. Revista Prâksis, 3, 223–237. https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2577