DRAG QUEENS VÃO À ESCOLA: ESTRANHAMENTOS CURRÍCULARES E O “PAVONEAR” DAS DIFERENÇAS EM UM ESPAÇO INSTITUCIONAL

Autores

  • Rodrigo Pedro Casteleira Universidade Estadual de Maringá Faculdade de Engenharias e Arquitetura - Feitep
  • Adalberto Ferdnando Inocêncio Universidade Estadual de Londrina
  • Alexandre Luiz Polizel

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1894

Resumo

Com base nas observações realizadas em um estudo de caso, busca-se descrever e analisar certos elementos observados em uma atividade que integrou uma gincana escolar da rede estadual de ensino do município de Maringá-PR. Tal acontecimento consistiu num desfile em que os alunos e alunas apresentaram-se como drag queens e drag kings, respectivamente, e foram avaliados em sua performance por três drag queens convidadas especificamente para esta função. Reconheceram-se nesta singularidade elementos potentes para se pensar as questões de performance de gênero e suas relações com o currículo normativo que se constituiu na escola moderna, expressando-se como uma significativa contribuição nas produções políticas da diferença. Lendo as personagens drag queen e drag king como paródias que denunciam, ou mesmo visibilizam, a precariedade de gênero, fez-se potente a expressão “estranhamento” do currículo.
Palavras-chave: Drag queen. Drag king. Gênero. Currículo.

ABSTRACT
Based on the observations made in a case study, we seek to describe and analyze certain elements observed in an activity that integrated a school gymn of the state education network of the municipality of Maringá-PR. This event consisted of a parade in which the students presented themselves as drag queens and drag kings, respectively, and were evaluated in their performance by three drag queens invited specifically for this function. In this singularity, powerful elements for thinking about gender performance issues and their relations with the normative curriculum that was constituted in the modern school were expressed, expressing themselves as a significant contribution in the political productions of difference. Reading the drag queen and drag king characters as parodies that denounce or even reveal the precariousness of gender, the expression “strangeness” of the curriculum has become potent.
Keywords: Drag queen. Drag king. Gender. Curriculum.

Biografia do Autor

Rodrigo Pedro Casteleira, Universidade Estadual de Maringá Faculdade de Engenharias e Arquitetura - Feitep

Graduado em Filosofia, Mestre em Ciências Soiais e Doutor em Educação, todas pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná. Professor de filosofia da rede básica de ensino no Paraná.

Adalberto Ferdnando Inocêncio, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre e Doutor em Ensino de Ciências, pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná.

Alexandre Luiz Polizel

Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Ensino de Ciências, pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná.

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

Casteleira, R. P., Inocêncio, A. F., & Polizel, A. L. (2019). DRAG QUEENS VÃO À ESCOLA: ESTRANHAMENTOS CURRÍCULARES E O “PAVONEAR” DAS DIFERENÇAS EM UM ESPAÇO INSTITUCIONAL. Revista Prâksis, 2, 163–183. https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1894