ENTREPRENEURSHIP AND INNOVATION HUB AT A PRIVATE UNIVERSITY IN RIO GRANDE DO SUL

Luis Felipe Maldaner, Alexandre Pereira, Daniela Carolina Eckert

Resumo


The proposed hub of Academic Activities in the areas of Innovation and Entrepreneurship for teaching undergraduate students originated in the strategic project of the University entitled "Tecnosinos Project - São Leopoldo Tech Park". The main objective of this project is to make Unisinos University a technology-fostering agent, conducting applied research in Entrepreneurship and Innovation. This paper will discuss the importance of the entrepreneurship education and the successful partnership between Unisinos and Tecnosinos Tech Park on an innovative program that has positively influenced a large number of students since 2011, fostering the birth of new startups. The methodology of this article is related to a case study originated from a qualitative applied research with secondary data collection from register and from academic curricula. Additionally this work took primary data collection through interview with professors and with Unitec manager, who is responsible of this project from Tecnosinos side. Results from this study shows increasing number of students participants of different kind of activities. A part from education, some activities focused on entrepreneurship promotion, such as Warm up, Roser Award and Innomarathon, that resulted in more than six projects that became startups at Unitec Incubator.

Keywords: Entrepreneurship. Innovation. Hub. Connection. Education.

 

RESUMO

A proposta de criação do eixo de atividades acadêmicas nas áreas de Inovação e Empreendedorismo, para ensinar esses temas aos alunos da Graduação, originou-se no projeto estratégico da Universidade denominado “Projeto Tecnosinos – Parque Tecnológico São Leopoldo”. O principal objetivo desse projeto é promover a Unisinos como um agente de fomento ao desenvolvimento tecnológico, conduzindo pesquisa aplicada em Inovação e Empreendedorismo. Este artigo discute a importância da educação empreendedora e a parceria de sucesso entre a Unisinos e o Tecnosinos – Parque Tecnológico de São Leopoldo, como um programa inovador que influencia positivamente um grande número de estudantes, desde 2011, promovendo o surgimento de novas startups. Este artigo é um estudo de caso originado de uma pesquisa qualitativa baseada em dados secundários obtidos dos registros do Tecnosinos e de análise das ementas das disciplinas de empreendedorismo. Adicionalmente foram feitas algumas entrevistas com professores do eixo e com o gerente da Incubadora Unitec, responsável por esse projeto da parte do Tecnosinos. Os resultados desse estudo mostram que há um número crescente de estudantes participantes em diferentes atividades relacionados ao eixo. Além da educação empreendedora, algumas atividades estão focadas em promover o empreendedorismo, tais como Warm up, o Prêmio Roser e o Innomarathon que resultaram em mais de seis projetos que se tornaram startups na Incubadora Unitec.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Inovação. Eixo. Conexões. Educação. 


Texto completo:

PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1270

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


............................................................................................................................................................................................................................

ISSN versão impressa: 1807-1112 
ISSN versão eletrônica: 2448-1939

Licença Creative Commons
A Revista Prâksis segue os critérios da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil).

............................................................................................................................................................................................................................
 
Desde 16/08/19