CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO E NEGÓCIOS SOCIAIS: EXPLORANDO RELAÇÕES ENTRE ESTRATÉGIAS E DIMENSÕES

Autores

  • Alexandre de Araújo Gomes Júnior UFCG
  • Verônica Macário de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande PUC Minas
  • Amanda de Araujo Rodrigues Lira
  • Suzanne Érica Nobrega Correia UFCG

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v17i1.1999

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar como o modelo de negócios sociais se relaciona com as estratégias de criação de valor compartilhado propostas por Porter e Kramer (2011). Para atingi-lo, optou-se pela realização de um estudo de caso múltiplo em dois negócios sociais do setor de educação e tecnologia que atuam no Brasil, que teve como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que nos modelos de negócios sociais analisados estão implícitas as estratégias de criação de valor compartilhado, pois para atender as necessidades dos mercados em que atuam, os de pessoas de baixa renda e/ou com necessidades especiais, essas organizações precisaram oferecer produtos distintos daqueles que são ofertados em mercados tradicionais. Além disso, esses negócios sociais necessitaram de uma estrutura de operações e competências que contribuíssem para a redução de custos e geração de impacto social; e de um ambiente externo que apoiasse suas atividades para que os benefícios sociais e econômicos pudessem ser disseminados.
Palavras-chave: Negócios sociais. Modelo de negócio. Estratégias de criação de valor compartilhado.

ABSTRACT
The purpose of this study was to analyze how the social business model relates to the shared value creation strategies proposed by Porter and Kramer (2011). Thus, it was conducting a multiple case study in two social businesses of the education and technology sector operating in Brazil, which had as data collection techniques the documentary research and the semi-structured interview. The results pointed out that the social business models analyzed are implicit in shared value creation strategies because to meet the needs of the markets in which they operate, those of low-income and people with special needs, these organizations had to offer different products those provided in traditional markets. Also, these social businesses required a structure of operations and competencies that contributed to cost reduction and social impact generation; and an external environment that supports their activities to disseminate social and economic benefits.
Keywords: Social Business. Business model. Strategies for creating shared value.

Biografia do Autor

Alexandre de Araújo Gomes Júnior, UFCG

Mestrando em Administração PPGA/UFCG

Verônica Macário de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande PUC Minas

Professora Adjunta UAAC/UFCG

Professora Permanente PPGA/UFCG

Pós-Doutoranda em Administração (PUC - Minas)

Doutora em Administração (PROPAD/UFPE)

Mestre em Engenharia de Produção (PPGEP/UFPB)

Graduada em Administração (UAAC/UFCG)

Amanda de Araujo Rodrigues Lira

MBA em Gestão Empreendedora e Inovação (UFCG)

Suzanne Érica Nobrega Correia, UFCG

Professora Adjunta UAAC/UFCG

Professora Permanente PPGA/UFCG

Pós-Doutoranda em Administração (PUC - Minas)

Doutora em Administração (PROPAD/UFPE)

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Publicado

2020-01-03

Como Citar

Gomes Júnior, A. de A., Oliveira, V. M. de, Lira, A. de A. R., & Correia, S. Érica N. (2020). CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO E NEGÓCIOS SOCIAIS: EXPLORANDO RELAÇÕES ENTRE ESTRATÉGIAS E DIMENSÕES. Revista Gestão E Desenvolvimento, 17(1), 24–48. https://doi.org/10.25112/rgd.v17i1.1999

Edição

Seção

Estratégias e Organizações