COCRIAÇÃO E COLABORAÇÃO: COMO FUNCIONA ESSA RELAÇÃO NO SEGMENTO DE HOSPEDAGEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v18i3.2778

Palabras clave:

Consumo Colaborativo, Airbnb, Cocriação de valor

Resumen

Com o desenvolvimento de novas tecnologias e redes de comunicação, bem como as limitações do modelo econômico tradicional frente às expectativas dos consumidores, o consumo colaborativo tem se mostrado como uma alternativa para a satisfação das necessidades de consumo. O presente trabalho tem como objetivo analisar quais aspectos da cocriação de valor mais influenciam consumidores de um negócio colaborativo de hospedagem. A pesquisa foi desenvolvida com a aplicação de questionário com 306 usuários da plataforma, sendo um estudo descritivo e com emprego de métodos de análises quantitativas para obtenção dos resultados. Os resultados apontaram que Transparência e Diálogo são os principais fatores de cocriação de valor dentro do segmento, sendo que pessoas do sexo feminino, mais jovens e com maiores rendas tendem a ser mais exigentes quanto às ferramentas de cocriação. Este estudo justifica-se à medida que surgem alterações comportamentais dos consumidores frente ao serviço de hospedagem, onde a possibilidade de interação em rede entre usuários e empresa tem gerado processos de cocriação de valor.

Biografía del autor/a

Hugo Isidio Gomes da Silva, Centro Universitário de João Pessoa

Graduado em Administração pelo Centro Universitário de João Pessoa (João Pessoa/Brasil). E-mail: hugoisidio@gmail.com

Lívia Nogueira Pellizzoni, Cento Universitário de João Pessoa

Doutoranda em Administração pela Universidade Potiguar (Natal/Brasil). Professora do Centro Universitário de João Pessoa (João Pessoa/Brasil). E-mail: livianogueira.adm@gmail.com

Mercia Cristiley Barreto Viana, Centro Universitário Mauricio de Nassau

Doutoranda em Administração pela Universidade Potiguar (Natal/Brasil). Professora efetiva do Centro Universitário Mauricio de Nassau (Mossoró/Brasil). E-mail: profamerciac@gmail.com

Lais Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Professora na Universidade Potiguar (Natal/Brasil). E-mail: laisbarreto@gmail.com

Citas

AIRBNB. Airbnb comemora o marco de 500 milhões de chegadas de hóspedes. 2019. Disponível em: https://news.airbnb.com/br/airbnb-comemora-o-marco-de-500-milhoes-de-chegadas-de-hospedes/. Acesso em: 10 fev. 2020.

ALBINSSON, Pia A.; PERERA, B. Yasanthi; SAUTTER, Pookie Truly. DART scale development: diagnosing a firm’s readiness for strategic value co-creation. Journal of Marketing Theory and Practice, v. 24, n. 1, p. 42-58, 2016.

BARDHI, Fleura; ECKHARDT, Giana M. Access-based consumption: The case of car sharing. Journal of consumer research, v. 39, n. 4, p. 881-898, 2012.

BELK, Russell. You are what you can access: Sharing and collaborative consumption online. Journal of business research, v. 67, n. 8, p. 1595-1600, 2014.

BELK, Russell. Why not share rather than own? The Annals of the American Academy of Political and Social Science, v. 611, n. 1, p. 126-140, 2007.

BENDAPUDI, Neeli; LEONE, Robert P. Psychological implications of customer participation in co-production. Journal of marketing, v. 67, n. 1, p. 14-28, 2003.

BRAMBILLA, Flávio Régio et al. Cocriação e confiança percebida: relações em um cenário de inovação disruptiva de serviço. Caderno Profissional de Marketing-UNIMEP, v. 5, n. 3, p. 75-88, 2017.

BOTSMAN, R.; ROGERS, R. What’s mine is yours: How collaborative consumption is changing the way we live. 304p. London: Collins, 2011.

CALLEGARE, Ana Rita Catelan; BRASIL, Vinícius Sittoni. A gestão da experiência do cliente no varejo. REBRAE, v. 5, n. 2, p. 207-220, 2012.

CASTELLS, Manuel et al. A sociedade em rede: do conhecimento à política. In: CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (Orgs.). A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005. p. 17-30.

CIETTA, E. A Revolução do fast-fashion: estratégias e modelos organizativos para competir nas indústrias híbridas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.

CURTH, Marcelo; SILVEIRA, Alexandre Borba; PINHEIRO, Juciele Pires. Comunidades verdes mobile: um estudo sobre a relação da identidade social e a intenção de compra. Revista Gestão e Desenvolvimento, v. 18, n. 1, p. 172-193, 2021.

FARIAS, Miriam Leite et al. Explicando o consumo colaborativo por meio do modelo tar: uma aplicação com usuários do Airbnb. In: CLAV - CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE VAREJO, 13., 2018. São Paulo. Anais... São Paulo: FGV, 2018.

GARCIA, Ana Paula da Matta et al. Os desafios do planejamento da comunicação para implementação de um programa de hospedagem alternativa: o estudo de caso do Projeto “cama e café” de Brasília. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GREER, Charles R.; LUSCH, Robert F.; VARGO, Stephen L. A service perspective. Organizational dynamics, v. 1, n. 45, p. 28-38, 2016.

GRISSEMANN, Ursula S.; STOKBURGER-SAUER, Nicola E. Customer co-creation of travel services: The role of company support and customer satisfaction with the co-creation performance. Tourism management, v. 33, n. 6, p. 1483-1492, 2012.

GRÖNROOS, C. Marketing: Gerenciamento e Serviços. Rio De Janeiro: Elsevier, 2009.

HAIR, Joseph F. et al. Análise Multivariada de Dados. Bookman Editora, 2009.

HAJIBABA, H., Gretzel, U., Leisch, F., Dolnicar, S. Crisis-resistant tourists. annals of tourism research, 53, 46-60, 2015.

HAMARI, J.; Sjöklint, M.; Ukkonen, A. The sharing economy: why people participate in collaborative consumption. Journal of the association for information science and technology, p. 1–19, 2015.

HIGGINS-DESBIOLLES, Freya. Socialising tourism for social and ecological justice after COVID-19. Tourism Geographies, v. 22, n. 3, p. 610-623, 2020.

HOLBROOK, M. B.; Hirschman, E. C. The experiential aspects of consumption: consumer fantasies, feelings, and fun. Journal of Consumer Research, 9(2), 132-140, 1982.

LAMBERTON, C. P.; ROSE, R. L. When is ours better than mine? A framework for understanding and altering participation in commercial sharing systems. Journal of Marketing, 76(4), 109-125, 2012.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa De Marketing: Uma Orientação Aplicada. Bookman Editora 2001.

NUNES, M. P.; DA SILVEIRA, G. A. Análise das motivações do consumidor de fast-fashion. Revista de Administração Imed, 6(1), 56-71, 2016.

OLIVEIRA, Nathan Marques et al. Airbnb em Itaipulândia/PR: cocriando valor por meio da infraestrutura de hospedagem alternativa, 2018.

OLIVEIRA, G; Damacena, C.; Brambilla, F. R. Cocriação como proposta para geração de valor: caso da empresa dental américa. Desenvolve: Revista de Gestão do Unilasalle, v. 3, n. 2, p. 129-150, 2014.

OWYANG, Jeremiah; SAMUEL, Alexandra. The new rules of the collaborative economy. Vision Critical, v. 28, 2015.

PELLIZZONI, L. N.; BALDANZA, R. F. Co-creation in conventional and collaborative businesses. Estudios Gerenciales, v. 35, p. 95-108, 2019.

PISCICELLI, L.; COOPER, T.; FISHER, T. The role of values in collaborative consumption: insights from a produtct-service system for lending and borrowing in the uk. Journal of Cleaner Production, v. 97, p. 21-29, 2015.

PIZZOL, H. O. D. Proposição de uma escala para mensuração do consumo colaborativo: compreendendo o compartilhamento de bens e a sua relação com os valores pessoais master’s thesis. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2015.

ROSS, D.; HAHN, R. Does shared consumption affect consumers’ values, attitudes, and norms? a panel study. Journal of Business Research, v. 77, p. 113–123, 2017.

STANKOV, U.; FILIMONAU, V.; VUJIČIĆ, M. D. A mindful shift: an opportunity for mindfulness-driven tourism in a post-pandemic world. Tourism Geographies, 22(3), 703-712, 2020.

DE SOUSA, João Henriques; MELO, Francisco Vicente Sales. Moda “Só para Maiores”: experiência de consumo de pessoas obesas em lojas especializadas de vestuário plus size. Revista Administração em Diálogo, v. 20, n. 3, p. 110-123, 2018.

TAGHIZADEH, S. K.; JAYARAMAN, K.; ISMAIL, I.; RAHMAN, S. A. Scale development and validation for dart model of value co-creation process on innovation strategy. Journal of Business e Industrial Marketing, 31(1), 24-35, 2016.

UBAL, Valentina Ortiz; LAZARIN, Lucas Roecker. Optar pelo consumo colaborativo pode aumentar seu bem-estar? Revista Administração em Diálogo - Rad, [s.l.], v. 21, n. 2, p. 215-239, jun. 2019. Issn 2178-0080. Disponível em: http://ken.pucsp.br/rad/article/view/39719/28944. Acesso em: 22 jan. 2020. Doi: https://doi.org/10.23925/2178-0080.2019v21i2.39719.

Publicado

2021-11-23

Cómo citar

Isidio Gomes da Silva, H., Nogueira Pellizzoni, L., Barreto Viana, M. C., & da Silva Barreto, L. K. (2021). COCRIAÇÃO E COLABORAÇÃO: COMO FUNCIONA ESSA RELAÇÃO NO SEGMENTO DE HOSPEDAGEM. Revista Gestão E Desenvolvimento, 18(3), 80–101. https://doi.org/10.25112/rgd.v18i3.2778