INOVAÇÃO E ECONOMIA CIRCULAR PARA A PERFORMANCE ORGANIZACIONAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v21i2.3925Palavras-chave:
Inovação, Economia circular, Performance organizacional, Desenvolvimento sustentávelResumo
As organizações contribuem para o desenvolvimento econômico da região e do país, pois desenvolvem inovações de produtos e processos que visam atender as necessidades dos consumidores. Entretanto, perante a problemática ambiental enfrentada no novo milênio, as empresas necessitam mudar a forma de atuação no mercado, buscando diminuir os impactos ambientais adversos, pois os recursos naturais são finitos, bem como a poluição afeta o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. Este estudo tem como objetivo analisar a influência da inovação de produto e de processo, e a economia circular na performance organizacional e no desenvolvimento sustentável nas organizações do Nordeste do Brasil. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa Quantitativa e Descritiva, por meio da aplicação de questionários, analisados pela análise multivariada de dados, que abrangem a estatística Descritiva, Análise Fatorial Exploratória e Regressão Linear Múltipla. Este estudo fornece contribuições acadêmicas e gerenciais, pois permitiu o teste e a validação de métricas (Framework) para a análise das temáticas pesquisadas em organizações de diferentes portes e setores de atuação, corroborando para o avanço da ciência. Coerentemente, identificou-se as características de inovação e economia circular que contribuem para a performance organizacional e o desenvolvimento sustentável das empresas, bem como ocasionou novas diretrizes para as organizações e políticas públicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eliana Andréa Severo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.