CRIAÇÃO DE SPIN-OFFS ACADÊMICOS: UMA ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DETERMINANTES DE DESEMPENHO

Autores

  • Priscila Nesello Universidade de Caxias do Sul
  • Rodrigo Marques de Almeida Guerra Universidade de Caxias do Sul
  • Thiarlei Machado Macedo Superior de Tecnolgia TECBrasil
  • Paula Patrícia Ganzer Faculdade CNEC Farroupilha http://orcid.org/0000-0003-4006-6517
  • Maria Emilia Camargo Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v16i3.1928

Resumo

RESUMO
No Brasil, as taxas de sobrevivência do empreendedorismo de alto impacto estão abaixo das taxas de sobrevivência de empresas de outros setores, mesmo com o incentivo de programas governamentais e o apoio de entidades de fomento. Diante disso, este artigo teve como objetivo analisar os critérios determinantes do desempenho inicial de spin-offs acadêmicos pré-incubados, no contexto da tomada de decisão relacionada ao investimento inicial. Para tanto, procedeu-se a uma análise baseada nas oito variáveis utilizadas no modelo apresentado por De Coster e Butler (2005), que representam, atualmente, o estado da arte no que diz respeito aos fatores determinantes do desempenho inicial de spin-offs acadêmicos pré-incubados. Os resultados encontrados foram, então, comparados com os achados de um estudo realizado no Reino Unido, país referência em empreendedorismo e inovação. Quanto ao método de coleta e análise dos dados, realizou-se uma pesquisa quantitativa, por meio de uma survey com 43 alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma faculdade do Estado do Rio Grande do Sul, região com as maiores taxas de sobrevivência de empresas no país. A aplicação da análise fatorial exploratória indicou como determinantes para o desempenho inicial de spin-offs o risco tecnológico e comercial, o nível de inovação de produto e o modo de satisfação de setor do mercado. Além disso, observou-se que o critério significativo mais distintivo na comparação com o Reino Unido foi a existência de família de produtos, aspecto ausente no cenário investigado neste estudo.
Palavras-chave: Startup. Inovação. Sobrevivência de empresas.

 

ABSTRACT
In Brazil, survival rates of high-impact entrepreneurship are below the survival rates of firms in other sectors, even with the encouragement of government programs and support from development agencies. The objective of this article was to analyze the criteria determining the initial performance of pre-incubated academic spin-offs in the context of decision-making related to the initial investment. For that, an analysis based on the eight variables used in the model presented by De Coster and Butler (2005), that represent, at the moment, the state of the art with respect to the determinants of the initial performance of academic spin-offs pre-incubated. The results were then compared with the findings of a study in the United Kingdom, a reference country in entrepreneurship and innovation. As for the method of data collection and analysis, a quantitative survey was carried out, through a survey of 43 students from the Analysis and Systems Development course at a university in the state of Rio Grande do Sul, the region with the highest rates of survival of companies in the country. The application of the exploratory factorial analysis indicated as determinants for the initial performance of spin-offs the technological and commercial risk, the level of product innovation and the mode of satisfaction of the market sector. In addition, it was observed that the most distinctive criterion in the comparison with the United Kingdom was the existence of family of products, aspect absent in the scenario investigated in this study.
Keywords: Startup. Innovation. Survival companies.

Biografia do Autor

Priscila Nesello, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Administração na UCS/PUC - Mestre em Administração na UCS - MBA em Administração da Tecnologia da Informação na UNISINOS, certificada CSM (Certified Scrum Master) pela Scrum Alliance e certificada PMP (Project Management Professional) pelo PMI. Professora e pesquisadora em big data e inteligência estratégica. Gerente de projetos com experiência em gestão de processos de negócio e implantação de escritório de projetos.

Rodrigo Marques de Almeida Guerra, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil, com Ampla Associação com a Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2014-Atual). É Mestre em Engenharia de Produção (2005) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade (2002) pela UFPB, Especialista em Logística Empresarial (2003) pela Universidade Potigua (UNP) e Graduado em Administração (2001) pela UFPB. Atualmente, é Professor do Curso de Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Exerce o Cargo de Coordenador do Curso de Administração no Campus Universitário de Farroupilha da UCS (CFAR). Atua no Grupo de Pesquisa, na Categoria Pesquisador Associado Docente, do EC2M - Observatório: Câmara de Estudos em Engenharia de Custos e Modelagem de Métricas, do Departamento de Engenharia de Produção da UFPB, com Cadastro no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil - CNPq. Tem Experiência na Área de Administração e Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação, Capacidades Dinâmicas, Ambidestria Organizacional, Exploitation, Exploration e Modelagem de Equações Estruturais.

Thiarlei Machado Macedo, Superior de Tecnolgia TECBrasil

Mestre em Administração (PPGA/UFRGS). Possui MBA Executivo Internacional (PPGA/UFRGS), pós-graduação em Teste e Garantia da Qualidade de Software (FEEVALE) e graduação em Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas de Informação (FTEC). Atualmente desempenha atividades como executivo e gerente de projetos na Enttry Software e na FaceID - IBuilder Tecnologia da Informação e é professor do curso de análise e desenvolvimento de sistemas de informação do Centro Superior de Tecnolgia TECBrasil (FTEC Faculdades) e no curso de pós-graduação em Gerência de Projetos da Faculdade da Serra Gaucha (FSG). Tem experiência internacional na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas de Software e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação.

Paula Patrícia Ganzer, Faculdade CNEC Farroupilha

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul.

Maria Emilia Camargo, Universidade de Caxias do Sul

Possui Licenciatura em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Licenciatura em Administração e Controle pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Bacharelado em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), graduação em Licenciatura em Economia e Mercado pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1979) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Pós-doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal. Realizou Estágio Senior no Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal em Georeferenciamento aplicado ao fluxo do conhecimento. Atualmente é Professora e Coordenadora do mestrado e doutorado em administração da Universidade de Caxias do Sul. Professora e Coordenadora pela UCS do doutorado em Administração em associação entre a Universidade de Caxias do Sul e PUCRS. Pesquisadora do CNPq nível 1-C, no período de 1993-2002. Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq- Nivel 2 (2013 a 2016). Gestora do Pólo de Inovação Tecnológica dos Campos de Cima da Serra. Seus principais interesses de pesquisa são: Cenários Prospectivos, Arranjos Produtivos, Controle Estatístico de Processo, Inovação Tecnológica,Gestão do Conhecimento, Construção e Validação de Escalas. Meta-análise. Teoria de Resposta ao Item.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq 

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS.

Downloads

Publicado

2019-09-09

Como Citar

Nesello, P., Guerra, R. M. de A., Macedo, T. M., Ganzer, P. P., Camargo, M. E., & Olea, P. M. (2019). CRIAÇÃO DE SPIN-OFFS ACADÊMICOS: UMA ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DETERMINANTES DE DESEMPENHO. Revista Gestão E Desenvolvimento, 16(3), 33–57. https://doi.org/10.25112/rgd.v16i3.1928