EMOÇÕES, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO

Autores

  • Raquel Machado Engelman Universidade Feevale
  • Manuela Albornoz Gonçalves Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v13i2.515

Resumo

A gestão para a criatividade e a inovação é um desafio, especialmente, para as empresas em contextos extremamente competitivos e, para enfrentar esse desafio, tem-se argumentado que as empresas devem contar com recursos específicos para promover o comportamento criativo, desenvolvendo fatores que podem influenciar positivamente a criatividade dos indivíduos, tornando as organizações mais inovadoras. Nesse contexto, torna-se extremamente relevante compreender os fatores que influenciam a criatividade e o desenvolvimento de inovações, especialmente, os fatores psicológicos. Assim, este ensaio discute a relação entre os fatores psicológicos, especialmente as emoções, a criatividade e a inovação, com a finalidade de trazer contribuições para a melhoria da gestão da criatividade e da inovação. Propõe-se também um modelo teórico preliminar, visando a prover algumas relações a serem investigadas em estudos futuros. Para que o ambiente organizacional seja o locus da criação útil, o contexto precisa ser de apoio aos indivíduos que nela trabalham, já que desses indivíduos fazem parte as emoções, em diferentes valências e intensidades. No entanto, as ligações de causalidade entre emoções, criatividade e inovação precisam continuar a ser examinadas, já que a operacionalização dos conceitos, bem como os resultados ainda não são conclusivos. Para tanto, é importante que os dois subcampos teóricos relacionados à criatividade e à inovação tornem-se mais integrados futuramente devido à sua potencialidade e porque, atualmente, há muito pouca sinergia. Adicionalmente, é fundamental que essas pesquisas tenham caráter multinível, integrando os níveis individuais, de grupo e organizacionais nos diversos setores criativos.

Palavras-chave: Criatividade. Inovações. Emoções.

Biografia do Autor

Raquel Machado Engelman, Universidade Feevale

Atualmente e professor-pesquisador na Universidade Feevale. Tem experiência na área de Administração de Empresas e Comunicação, atuando principalmente com os temas de pesquisa: gestão do conhecimento, gestão da inovação, relacionamentos interorganizacionais, empreendedorismo.É Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Possui Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), Especialização em Marketing também pela PUCRS (2007). Participa dos grupos de pesquisa Gestão ênfase em inovação e competitividade (Universidade Feevale) e GPEI Grupo de Pesquisa em Estratégia, Internacionalização e Inovação (UFRGS).

Manuela Albornoz Gonçalves, Universidade Feevale

Bacharel em Economia, Mestre e Doutora em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integra o corpo docente da Universidade Feevale. Entre suas produções, destaca-se artigo publicado no Journal of Retailing and Consumer Services e apresentações nas conferências EMAC (European Marketing Academy) e na Judgment and Decision Making Preconference da Society for Personality and Social Psychology. Sua principal área de pesquisa envolve motivação, tomada de decisão, felicidade e bem-estar dos consumidores.

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Publicado

2016-12-08

Como Citar

Engelman, R. M., & Gonçalves, M. A. (2016). EMOÇÕES, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO. Revista Gestão E Desenvolvimento, 13(2), 37–49. https://doi.org/10.25112/rgd.v13i2.515