ANÁLISE DE ESTUDOS SOBRE ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE NAS ÁREAS DE NEGÓCIOS, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v21i2.3360Palavras-chave:
Bibliometria. Estudo bibliométrico. Environmental, social and Governance.Resumo
O consumo constante de insumos naturais revisitou um tema muito estudado na última década, intitulado Environmental, Social and Governance (ESG), sendo uma avaliação da forma com que a empresa insere no seu processo de tomada de decisões sobre aspectos Sociais, Ambientais e de Governança. Com isso, esta pesquisa visa realizar um mapeamento Bibliométrico da produção científica sobre ESG com foco nos artigos científicos publicados em periódicos das áreas de negócios, administração, contabilidade e economia. Para tanto, foi realizada uma análise bibliométrica das publicações indexadas a base de dados da Scopus, abrangendo de 2001 a 2022, operacionalizada com o auxílio do software Biblioshiny e do RStudio. A seleção dos artigos foi realizada pela busca das palavras-chave "Environmental, Social and Governance" e "ESG", após o processo de filtragem, a amostra compreendeu 904 artigos científicos. Este estudo apresenta os autores mais citados, os países que elaboram maior quantidade de pesquisas, periódicos mais influentes e os artigos de maior relevância, destacando os temas já citados, tópicos de tendência, lacunas e oportunidades de pesquisa futuras. Os autores de maior destaque são internacionais, os países que mais pesquisam esse tema são países do continente europeu, seguidos dos Estados Unidos, Itália, Reino Unido, China e Austrália.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rubia Frehner Poffo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.