A EDUCAÇÃO EM PORTUGAL À LUZ DOS DEBATES PARLAMENTARES DA I REPÚBLICA (1911) E DO ESTADO NOVO (1935)

Autores

  • Dina Catarina Duarte Alves Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2.3862

Palavras-chave:

Educação, Debates Parlamentares, I República, Estado Novo

Resumo

À educação têm sido assinaladas finalidades específicas com o objetivo de viabilizar um projeto de sociedade conforme à ideologia que o elabora. Em Portugal, a I República (1910-1926) e o Estado Novo (1933-1974) constituem dois períodos em que a educação mais vinculada se encontra a um projeto de sociedade, pelo que fortemente interpenetrada da ideologia política e suas finalidades. Deles, irá emergir com uma força sem precedentes uma nova conceção do homem português, do seu papel, da sua moral e virtudes. A educação será o instrumento da realização desse ideário. O presente texto tem como objetivo alargar o conhecimento sobre a educação em Portugal à luz da forma como esta era vista e discutida pelas elites governativas nos debates parlamentares dos anos iniciais dos dois regimes, perscrutando os temas da esfera educativa levados ao hemiciclo e quais os posicionamentos e propostas daí resultantes. Conclui-se que na I República, a diversidade e profundidade das opiniões era substancialmente maior que no Estado Novo, no qual o confronto de posições divergentes era praticamente inexistente. Neste último, em intervenções de cariz maniqueísta, critica-se a I República (os “maus”) e os malefícios que esta, com a sua educação libertária, trouxera aos portugueses, deturpando os sólidos valores e a moral que o regime de Salazar (os “bons”) defendia. Na I República, o debate era alimentado pelo multipartidarismo e por diferentes visões sobre a educação e o seu papel na formação do cidadão, em intervenções inflamadas e ricas em figuras de estilo.

Biografia do Autor

Dina Catarina Duarte Alves, Universidade de Coimbra

Dina Catarina Duarte Alves é doutorada em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a tese Violência, criminalidade e justiça em sociedades rurais na Época Moderna. O concelho de Óbidos, 1736-1806. Atualmente, é professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. É membro integrado do Centro de História da Sociedade e da Cultura, da Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras. Tem como principais áreas de interesse e investigação História da Época Moderna e História Local, e temáticas como violência, crime, justiça, sociabilidade, educação/ensino.

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Publicado

2024-08-22

Como Citar

Alves, D. C. D. (2024). A EDUCAÇÃO EM PORTUGAL À LUZ DOS DEBATES PARLAMENTARES DA I REPÚBLICA (1911) E DO ESTADO NOVO (1935). Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3862