A EDUCAÇÃO EM PORTUGAL À LUZ DOS DEBATES PARLAMENTARES DA I REPÚBLICA (1911) E DO ESTADO NOVO (1935)
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2.3862Palabras clave:
Educação, Debates Parlamentares, I República, Estado NovoResumen
À educação têm sido assinaladas finalidades específicas com o objetivo de viabilizar um projeto de sociedade conforme à ideologia que o elabora. Em Portugal, a I República (1910-1926) e o Estado Novo (1933-1974) constituem dois períodos em que a educação mais vinculada se encontra a um projeto de sociedade, pelo que fortemente interpenetrada da ideologia política e suas finalidades. Deles, irá emergir com uma força sem precedentes uma nova conceção do homem português, do seu papel, da sua moral e virtudes. A educação será o instrumento da realização desse ideário. O presente texto tem como objetivo alargar o conhecimento sobre a educação em Portugal à luz da forma como esta era vista e discutida pelas elites governativas nos debates parlamentares dos anos iniciais dos dois regimes, perscrutando os temas da esfera educativa levados ao hemiciclo e quais os posicionamentos e propostas daí resultantes. Conclui-se que na I República, a diversidade e profundidade das opiniões era substancialmente maior que no Estado Novo, no qual o confronto de posições divergentes era praticamente inexistente. Neste último, em intervenções de cariz maniqueísta, critica-se a I República (os “maus”) e os malefícios que esta, com a sua educação libertária, trouxera aos portugueses, deturpando os sólidos valores e a moral que o regime de Salazar (os “bons”) defendia. Na I República, o debate era alimentado pelo multipartidarismo e por diferentes visões sobre a educação e o seu papel na formação do cidadão, em intervenções inflamadas e ricas em figuras de estilo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Dina Catarina Duarte Alves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.