INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.2520

Palavras-chave:

Design Emocional, Cadeira de rodas, Microexpressão facial

Resumo

A pessoa com deficiência é socialmente caracterizada por suas limitações e pelos dispositivos assistivos. Em especial a Cadeira de rodas (CR) é uma Tecnologia Assistiva vista como socialmente limitante. Isto pode influenciar a experiência emocional com estes produtos estigmatizados. Este estudo buscou compreender como o gênero influencia a percepção emocional de usuários de CR a partir da análise de duas diferentes ferramentas metodológicas: autorrelato (EMOG) e fisiológica (FaceReader®). Participaram do estudo 20 usuários de CR, sendo 10 do gênero masculino e 10 do gênero feminino (idade média de 41,76 anos e dp. 11,34). Assim, foi possível qualificar e quantificar a emoção desses usuários, e os resultados alcançados com o presente estudo permitem afirmar que tanto o Emog quanto o FaceReader® identificam que os participantes do gênero masculino demonstram emoções mais positivas e com maior intensidade, se comparado aos participantes do gênero feminino.

Biografia do Autor

Jamille Noretza de Lima Lanutti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Design, com ênfase em Desenvolvimento de Produto e Ergonomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bauru/Brasil). Professora Adjunta I do Departamento de Design na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). E-mail: jamille_lanutti@hotmail.com.

Douglas Daniel Pereira, Faculdades Integradas de Bauru

Doutor em Design na linha de pesquisa Desenvolvimento de Produto pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bauru/Brasil). E-mail: dougdanielpereira@gmail.com.

Fausto Orsi Medola, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (São Paulo/Brasil). Professor na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bauru/Brasil). E-mail: fausto.medola@unesp.br.

Luis Carlos Paschoarelli, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Livre-docente em Design Ergonômico pela Universidade Estadual Paulista (Bauru/Brasil). Professor Titular na Universidade Estadual Paulista (Bauru/Brasil). E-mail: luis.paschoarelli@unesp.br.

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Publicado

2021-06-10

Como Citar

Lanutti, J. N. de L., Pereira, D. D., Medola, F. O., & Paschoarelli, L. C. (2021). INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL. Revista Conhecimento Online, 2, 73–87. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.2520