O USO DA TECNOLOGIA E NOMOFOBIA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • João Gabriel Modesto Centro Universitário de Brasília/ Universidade Estadual de Goiás
  • Giovanna Araújo Fonseca Universidade Estadual de Goiás
  • Geisianny Pereira de Sousa Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2.3025

Palavras-chave:

Nomofobia, Literacia Digital, Tecnologia

Resumo

A ampliação do uso da tecnologia impacta em diferentes setores da sociedade, a exemplo da educação. Porém, essa ampliação de uso pode ter impactos negativos, a exemplo da nomofobia, tipo de fobia associada à tecnologia. Considerando o incremento do uso de tecnologias na educação, sobretudo durante a pandemia, a presente pesquisa buscou: i) Analisar a prevalência da nomofobia em estudantes universitários que estavam em ensino remoto por conta da pandemia; ii) Identificar a prevalência do uso do smartphone, internet e rede sociais na amostra investigada; iii) Testar a relação entre nomofobia e intensidade de uso do smartphone, internet e rede sociais. Participaram da pesquisa 72 estudantes universitários que responderam à Escala Psicométrica para Identificar níveis de Infoxicação e Nomofobia, indicaram intensidade de uso da tecnologia e informaram dados sociodemográficos. Verificou-se que 37,50% da amostra poderia ser classificada como nomofóbica. Adicionalmente, foram identificados elevados usos da tecnologia pelos estudantes para diferentes fins, como educação, redes sociais, troca de mensagens e serviços diversos. Por fim, foi encontrado que quanto maior a intensidade de uso da tecnologia, maiores os índices de nomofobia (exceto quando a tecnologia é usada para fins educacionais). Conclui-se que uma literacia digital crítica que favoreça um uso mais consciente da tecnologia pode ser um fator de proteção frente à nomofobia no âmbito da educação.

Biografia do Autor

João Gabriel Modesto, Centro Universitário de Brasília/ Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de Brasília (Brasília/Brasil). Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologia da Universidade Estadual de Goiás (Luziânia/Brasil) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Centro Universitário de Brasília (Brasília/Brasil). E-mail: joao.modesto@ueg.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8957-7233

Giovanna Araújo Fonseca, Universidade Estadual de Goiás

Graduanda em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (Formosa/Brasil). E-mail: giovanna.af8@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3217-6732

Geisianny Pereira de Sousa, Universidade Estadual de Goiás

Graduanda em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (Formosa/Brasil). E-mail: geisiannypdrs@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5420-2201

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

Modesto, J. G., Araújo Fonseca, G., & Pereira de Sousa, G. (2022). O USO DA TECNOLOGIA E NOMOFOBIA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Revista Conhecimento Online, 2, 6–20. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3025