O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA UFSC: FATORES QUE INFLUENCIAM O ACESSO E A PERMANÊNCIA

Autores

  • Diogo Félix de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Irineu Manoel de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v3i0.2099

Resumo

Resumo

O texto se propõe a discutir a trajetória universitária dos estudantes com deficiência na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem como objetivo analisar os fatores que influenciam o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência na UFSC e as ações desenvolvidas pela Instituição frente às demandas apresentadas por esses estudantes. Procedeu-se com uma breve remontagem das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, e mais especificamente, as políticas institucionais inclusivas que a UFSC adota. Foram identificados elementos de entrave tanto ao acesso quanto à permanência dos estudantes com deficiência no ensino superior. A efetividade da acessibilidade educacional não é alcançada somente com a garantia de direitos em legislações, o compromisso de todos os atores envolvidos no processo educacional é que contribui para o êxito de uma universidade e uma sociedade inclusivas. O desafio do processo de inclusão educacional é premente, pois a universidade como local de crítica e produção de conhecimento é fortalecida com a presença dos estudantes com deficiência.

Palavras-chave: Estudante com deficiência. Permanência. Ensino superior.

 

Abstract

The text proposes to discuss the university trajectory of students with disabilities at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). It aims to analyze the factors that influence the access and permanence of students with disabilities in the UFSC and the actions developed by the Institution in response to the demands presented by these students. A brief reassessment of public policies for people with disabilities was made, and more specifically, the inclusive institutional policies adopted by the UFSC. Elements of hindrance were identified both for access and for the permanence of students with disabilities in Higher Education. The challenge of the process of educational inclusion is pressing because the University as a place of criticism and production of knowledge is strengthened with the presence of students with disabilities.

Keywords: Students with disabilities. Permanence. Higher Education.

Biografia do Autor

Diogo Félix de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Teve papel atuante no Movimento Estudantil durante a graduação. Em 2012 foi o Coordenador de Marketing do XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Contábeis. Em 2013 foi o Delegado de Santa Catarina no XXVII Encontro Nacional de Estudantes Ciências Contábeis. Entre 2013 e 2014 participou da criação e foi o Primeiro Presidente da Executiva Estadual dos Estudantes de Ciências Contábeis de Santa Catarina. Neste mesmo período fez parte da Comissão Nacional das Jovens Lideranças Contábeis do Conselho Federal de Contabilidade. Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração Universitária da UFSC.

Irineu Manoel de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). É professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão universitária, administração, gestão pública, estrutura do ensino superior e administração acadêmica. É líder do grupo de pesquisa Gestão Social e Administração Pública (2016) e integrante do grupo Novas Práticas e Abordagens da Administração Pública e os seus Desafios (2016). Atualmente é Diretor do Centro Sócio Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Oliveira, D. F. de, & Souza, I. M. de. (2020). O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA UFSC: FATORES QUE INFLUENCIAM O ACESSO E A PERMANÊNCIA. Revista Conhecimento Online, 3, 104–123. https://doi.org/10.25112/rco.v3i0.2099

Edição

Seção

Artigos Livres