PERCEPÇÕES E REAÇÕES DE PROFESSORES DIANTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

  • Andre Osvaldo Furtado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Elisandro Schultz Wittizorecki Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Natacha da Silva Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v3i0.1943

Resumen

RESUMO

Este estudo busca compreender como os professores de Educação Física atuantes na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul percebem e reagem às políticas educacionais que lhes são demandadas pelos gestores estaduais nas ultimas três gestões do governo estadual do Rio Grande do Sul. Neste sentido foi realizada uma pesquisa qualitativa na perspectiva da etnografia. Como obtenção de informações foram realizadas: observações participantes do cotidiano dos professores de Educação Física, registrada nos diários de campo; entrevistas semiestruturadas com cinco professores de Educação Física e análise de documentos. Através da análise foi possível construir unidades de significado que agrupadas resultaram em três categorias analíticas: a indiferença, a resistência e as marcas. Compreendemos que o professorado de Educação Física participante deste estudo atua em dado momento da sua prática pedagógica com indiferença e resistências às políticas educacionais formuladas pelos gestores. É possível pensarmos que a resistência dos professores é potencializada quando eles são convidados a preterir elementos da sua história de vida que estão imbricados na sua prática pedagógica.

Palavras-chave: Ensino Médio. Trabalho docente. Políticas Educacionais. Prática Pedagógica.

 

ABSTRACT

This study aims to understand how Physical Education teachers from Rio Grande do Sul public state schools follow and react to educational policies demanded by the local and state authorities from the last three state government management of Rio Grande do Sul. In this context, a research focused on ethnography was conducted. To obtain information, there were performed observations in the daily routine of Physical Education teachers, recorded in the field journal; semi-structured interviews with five Physical Education teachers and data analyses. Because of the analyses, it was possible to build meaning units, which organized, result in three analytical categories: the indifference, the resistance, and the marks. The results suggest that the Physical Education teachers, who participated the study, act in their teaching practice indifferently and resistant to educational policies formulated by the state managers. It suggests that the resistance of the teachers is reinforced when they are led to ignore elements from their own life experience which are interwoven with their teaching practices.

Keywords: High School. Teaching. Educational policies. Teaching practices.

Biografía del autor/a

Andre Osvaldo Furtado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Ciencias do Movimento Humano (UFRGS)

Professor da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorado em Ciências do Movimento Humano.

Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano (UFRGS).

Natacha da Silva Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano.
Professora do IFRS

Publicado

2020-09-29

Cómo citar

Furtado, A. O., Wittizorecki, E. S., & Tavares, N. da S. (2020). PERCEPÇÕES E REAÇÕES DE PROFESSORES DIANTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Conhecimento Online, 3, 188–213. https://doi.org/10.25112/rco.v3i0.1943

Número

Sección

Artigos Livres