CAPITAL HUMANO E INOVAÇÃO NAS CIDADES MÉDIAS DO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2.4316Palavras-chave:
Conhecimento. Criatividade. Análise regional. Desenvolvimento econômico.Resumo
Este artigo analisa o perfil das atividades inovativas e a formação de capital humano nas Instituições de Ensino Superior, nas cidades médias do Sul do Brasil, no período de 2011 a 2021. Para atender ao objetivo foram coletados dados de crescimento econômico, geração de marcas e patentes e oferta de vagas no ensino superior. Os resultados demonstraram que a economia das cidades médias foi atingida de forma significativa durante a pandemia do COVID-19. Apesar do aumento das inovações, por meio de marcas e patentes, e a expansão do ensino superior, muitas cidades não conseguiram ampliar sua oferta de emprego e manter a dinâmica da economia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jussieli Gregol Steinhorst, Jandir Ferrera de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.