EXPECTATIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A RESPEITO DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (MUSEUS) COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO.

Autores

  • Bárbara Fonseca Dias Universidade Federal do Espírito Santo
  • Flavia Arial Bernardo Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Elias Terra Werner Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1294

Palavras-chave:

Divulgação científica. Museologia. Escolas. Docentes. Espaços não formais

Resumo

A forma como os museus vêm assumindo papéis educativos tem crescido cada vez mais. A busca pela qualificação das visitas e atividades extra visitação já fazem parte do contexto destas instituições, tornando-se espaços onde se pode dinamizar e complementar os conteúdos abordados nas escolas. Este trabalho objetivou compreender as expectativas dos professores da Educação Básica a respeito do Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo (MUSES) como espaço não formal de ensino. Como instrumento de pesquisa foi utilizado questionário composto de questões fechadas e abertas. A análise revelou que a maioria destes professores ainda não visitou o MUSES e a falta de transporte é um de seus maiores obstáculos. Foi possível diagnosticar as necessidades dos professores quanto à visitação e pôde-se constatar que o maior interesse está na adaptação da monitoria ao conteúdo curricular, adequando a linguagem de modo a relacionar os ensinamentos do museu com o que seus alunos veem na escola. Os resultados possibilitaram a comprovação de que o MUSES tem a preocupação de atender a essas expectativas, porém, dentro de suas limitações. Essa pesquisa se torna uma ferramenta útil para possíveis contribuições no aprimoramento técnico das atividades do MUSES, colaborando para aumentar sua eficiência sendo também um instrumento para o fortalecimento da comunicação entre os profissionais da área escolar com a equipe do MUSES.
Palavras-chave: Divulgação científica. Museologia. Escolas. Docentes. Espaços não formais.

ABSTRACT
The way museums have been taking on educational roles has grown more and more. The search for the qualification of the visits and activities extra visitation is already part of the context of these institutions, becoming spaces where it is possible to dynamize and complement the contents approached in the schools. This work aimed to understand the expectations of teachers of Basic Education regarding the Museum of Natural History of the South of the State of Espírito Santo (MUSES) as a non-formal teaching space. As a research instrument, a questionnaire composed of closed and open questions was used. The analysis revealed that most of these teachers have not yet visited the MUSES and the lack of transportation is one of their biggest obstacles. It was possible to diagnose the teachers’ needs regarding the visitation and it was verified that the main interest is in adapting the monitoring to the curricular content, adapting the language in order to relate the teachings of the museum with what their students see in the school. The results made it possible to prove that MUSES has the concern of meeting these expectations, but within its limitations. This research becomes a useful tool for possible contributions in the technical improvement of the MUSES activities, collaborating to increase its efficiency and is also an instrument for the strengthening of the communication between the professionals of the school area and the MUSES team.
Keywords: Scientific spreading. Museology. Schools. Teachers. Non-formal spaces.

Biografia do Autor

Bárbara Fonseca Dias, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito SAnto localizada no Alto Universitário, caixa postal 16, s/n, Alegre, Espírito Santo, cep 29500-000.Atua no Departamento de Biologia da mesma Universidade exercendo a função de estudante.  

Flavia Arial Bernardo, Universidade Federal do Espírito Santo.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Mestranda na Universidade Federal do Espírito Santo no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores localizada no Alto Universitário, caixa postal 16, s/n, Alegre, Espírito Santo, cep 29500-000. Atua Pedagoga no Instituto Federal do Espírito Santo campus de Alegre.

Elias Terra Werner, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas, mestrado em Biologia Vegetal com ênfase em Fisiologia Vegetal e doutorado em Produção Vegetal com ênfase em Biotecnologia e Ecofisiologia Vegetal, todos os títulos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Professor Adjunto A nível 2 no Departamento de Biologia do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo localizada no Alto Universitário, caixa postal 16, s/n, Alegre, Espírito Santo, cep 29500-000. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal (UFES-Vitória) e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino, Educação Básica e Formação Docente (UFES-Alegre).

 

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Publicado

2018-07-11

Como Citar

Dias, B. F., Bernardo, F. A., & Werner, E. T. (2018). EXPECTATIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A RESPEITO DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (MUSEUS) COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO. Revista Conhecimento Online, 2, 46–75. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1294

Edição

Seção

Artigos Livres