MODA COM IMPACTO POSITIVO: COMO GERAR VALOR E ENGAJAR CLIENTES

Autores

  • Suelen Joner FEEVALE
  • Lara Ely PUC Porto Alegre
  • Djulia Roberta Morbach da Rosa FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v5i1.4184

Resumo

O artigo analisa como as coleções de produtos de menor impacto são concebidas, destacando o papel da gestão ambiental e da responsabilidade social no desenvolvimento de produtos com atributos socioambientais. Em um contexto midiático de superexposição dos efeitos das mudanças climáticas e crescente aumento do apetite do consumidor por produtos que dialogam com a sustentabilidade, a moda busca resinificar seu impacto, conectando sustentabilidade e inovação. Leff (2010) indica que discursos sustentáveis são eficazes quando reconhecidos pelos seus públicos e capazes de gerar engajamento. O trabalho parte da análise de cases e de literatura específica para identificar caminhos e fluxos que auxiliam na construção dessas coleções, campanhas e produtos. Discute, ainda, o papel do marketing de causa na dinâmica do relacionamento entre grandes varejistas, comunidades locais e clientes, apontando as fragilidades para os chamados produtos sustentáveis e demonstrando como as possibilidades de colaboração por meio de narrativas de marca podem gerar transformação socioambiental.

Biografia do Autor

Suelen Joner, FEEVALE

Mestranda em Qualidade Ambiental pela FEEVALE (Novo Hamburgo/Brasil). Head de Sustentabilidade na Arezzo&Co (Campo Bom/Brasil). Email: suelenj28@yahoo.com.br

Lara Ely, PUC Porto Alegre

Doutoranda em Comunicação Social pela PUCRS (Porto Alegre/Brasil). Especialista de Sustentabilidade na Arezzo&Co (Campo Bom/Brasil). Email: lara.ely@azzas2154.com.br

Djulia Roberta Morbach da Rosa, FEEVALE

Tecnóloga em Comécio Exterior pela FEEVALE (Novo Hamburgo/Brasil). Analista de Sustentabilidade na Arezzo&Co (Campo Bom/Brasil). Email: djulia.rosa@azzas2154.com.br

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Publicado

2025-09-11

Como Citar

Joner, S., Ely, L. ., & Rosa, D. R. M. da. (2025). MODA COM IMPACTO POSITIVO: COMO GERAR VALOR E ENGAJAR CLIENTES. Brazilian Creative Industries Journal, 5(1), 93–117. https://doi.org/10.25112/bcij.v5i1.4184