RUMO A UMA TEORIA DO FANDOM TRANSCULTURAL

Autores

  • Bertha Chin National University of Singapore, Singapore
  • Lori Hitchcock Morimoto Department of Media Studies, University of Virginia

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v4i1.3826

Resumo

Nesta discussão, defendemos um modelo (mais) amplo de estudos sobre o fandom transcultural que, ao mudar o foco para as afinidades afetivas que despertam o interesse dos fãs em objetos transculturais, pretende corrigir as análises centradas na nação de fandoms transfronteiriços. Nosso argumento é o de que a abordagem binária do fandom transnacional mantida por pesquisadores da globalização das mídias, como Koichi Iwabuchi, no contexto do Leste Asiático, pouco faz para o avanço de nossa compreensão sobre o motivo pelo qual os fãs se envolvem em fandoms transfronteiriços e as implicações das suas atividades sobre como entendemos o fluxo global de textos midiáticos. Neste ensaio, consideramos uma abordagem alternativa aos fandoms transculturais, a qual se preocupa menos com as nações do que com os fãs em si. Não procuramos redimir nem condenar os fãs, mas os situar nos seus diversos contextos – não apenas sociopolíticos e econômicos, mas também populares, culturais, sexuais, de gênero etc.

Biografia do Autor

Bertha Chin, National University of Singapore, Singapore

Doutora em Mídia e Estudos Culturais pela Cardiff University (Wales, UK).
Professora Sênior na National University of Singapore (Singapore).
E-mail: bertha.chin@gmail.com

Lori Hitchcock Morimoto, Department of Media Studies, University of Virginia

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade de Indiana (Indiana/Estados Unidos) e atualmente leciona Estudos Cinematográficos no Northern Virginia Community College (Annandale/Estados Unidos). Email: lmorimoto@nvcc.edu

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Publicado

2024-10-18