ESPAÇO TERRITORIAL COMO AMBIENTE DE INOVAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE UM DISTRITO CRIATIVO NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO JOSÉ

Autores

  • Juliana de Souza Corrêa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rossana Alves de Oliveira Simão Gomes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Clarissa Stefani Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Augusto Biz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v2i2.2736

Palavras-chave:

Distrito Criativo, Centro Histórico, São José, Habitats de Inovação

Resumo

Há tempos a inovação tem sido vista como fonte propulsora da economia e desenvolvimento. Entretanto, muito se tem discutido sobre como efetivamente tornar a inovação em diferencial competitivo. A literatura tem apresentado como solução viável a construção de ambientes de inovação, posto que estes são propícios à interação entre os mais diversos atores locais de inovação com intuito de compartilhamento de conhecimentos e informação. Ademais, os habitats de inovação também podem ser vistos como ambientes capazes de proporcionar abertura de mercado, network e apoio aos inovadores e empreendedores locais. Dentre as diversas tipologias, encontram-se os distritos criativos, que são vistos como estruturas em rede com o objetivo de promover o desenvolvimento da economia criativa através da aproximação espacial de empreendedores de setores criativos. Nesse sentido, a presente pesquisa visa a relatar o estudo de caso realizado para proposição de criação do distrito criativo no Centro Histórico de São José/SC. Para tanto, utilizou-se da Metodologia Ciclo Via, licenciada pelo grupo de pesquisa VIA/UFSC. Como resultadom, verificou-se que o território se enquadra nas características necessárias para esta transformação, posto que já apresenta alguns setores da economia criativa e tem um território delimitado, onde é possível encontrar no mesmo espaço locais de trabalho, moradia, patrimônio histórico, educação, espaços verdes e de lazer. Entretanto, há necessidade de sensibilização dos atores locais, fortalecimento dos projetos já existentes no território e proposição de ações criativas que envolvam a comunidade interna e externa para que haja maior visibilidade do Centro Histórico.

Biografia do Autor

Juliana de Souza Corrêa, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Brasil). Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Brasil). E-mail: julianadesouzacorrea@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9242-1870

Rossana Alves de Oliveira Simão Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Brasil). E-mail: rossanaoliveira.alves@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1796-4116

Clarissa Stefani Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Brasil). Professora na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Brasil). E-mail: clastefani@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1362-1255

Alexandre Augusto Biz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Brasil). Professor na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Brasil). E-mail: alexandre.biz@ufsc.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3235-9328

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Publicado

2022-09-13