PODERIA O FLOP INDICAR OPRESSÃO? NOTAS SOBRE FRACASSO E INTERSECCIONALIDADE NO CONTEXTO DIGITAL DA MÚSICA POP

Autores/as

  • Eduardo Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v4i1.3632

Palabras clave:

Cultura digital, Fracasso, Gênero, Música pop, Raça

Resumen

O fracasso de artistas pop (batizado pela linguagem da cultura digital de flop) é complexificado neste artigo por meio da adição de problemáticas de ordem social. Abarcando os sites de redes sociais como ambientes de ampliação das performances midiáticas, descortinam-se opressões a partir do rechaço online da música Rumors, parceria das artistas Lizzo e Cardi B. Observa-se, assim, a chance de investigar as tensões e imbricamentos entre capital e identidade no bojo da cultura pop ao unir metodologicamente os estudos de performance (Taylor, 2013) e interseccionalidade (Carrera, 2021).

Biografía del autor/a

Eduardo Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife/Brasil). E-mail: dudzardo@gmail.com.

Publicado

2024-10-18