O VALOR CULTURAL E A IMPORTÂNCIA NO ECOSSISTEMA MUSICAL DOS PALCOS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Maria Luísa Zarur Guarisa Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • João Luiz de Figueiredo Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v2i2.2891

Palavras-chave:

Palcos de pequeno e médio porte, Música ao vivo, Indústria da música, Valor cultural, Economia criativa, Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo do artigo é identificar como gestores de palcos de pequeno e médio porte de música ao vivo na cidade do Rio de Janeiro percebem a geração de valor cultural destes equipamentos e o papel que desempenham no ecossistema musical da cidade. O referencial teórico mobilizado divide-se em dois eixos complementares, um que debate a geração de valor cultural da música ao vivo e outro que analisa a anatomia de uma cidade criativa como forma de identificar o papel desses estabelecimentos no ecossistema musical da cidade. A coleta de dados primários foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com gestores de casas e artistas e analisada por meio de categorização prévia alinhada ao referencial teórico. Os resultados apontam como esses equipamentos geram valor cultural e se inserem no ecossistema musical da cidade, justificando a criação de políticas que evitem o fechamento desses espaços.

Biografia do Autor

Maria Luísa Zarur Guarisa, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Mestre em Gestão da Economia Criativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (Rio de Janeiro/Brasil). E-mail: malu@guarisa.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3454-3559

João Luiz de Figueiredo, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil). Docente do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa na Escola Superior de Propaganda e Marketing (Rio de Janeiro/Brasil). E-mail: joao.silva@espm.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0292-5683

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Publicado

2022-09-13