AS LIVRARIAS FÍSICAS COMO TERRITÓRIOS CRIATIVOS DA CREATOR ECONOMY E DOS BOOKTOKERS

Autores

  • Gabriel Mattos ESPM (Rio de Janeiro/Brasil)
  • Daniel Kamlot ESPM (Rio de Janeiro/Brasil), FGV-EBAPE (Rio de Janeiro/Brasil) e PUC-Rio (Rio de Janeiro/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v4i2.3730

Palavras-chave:

Tiktok, booktok, booktokers, gen z, livrarias, territórios criativos

Resumo

O presente trabalho analisa como, na percepção de players do mercado, o TikTok e os seus criadores de conteúdo apresentam impacto direto na ressignificação das livrarias. Após analisar o conceito de territórios, aborda-se a criação de conteúdo literário e sua relação com livrarias, booktokers e creators. Após investigação no ainda restrito conteúdo disponível sobre o tema em publicações relevantes à área, realizou-se uma pesquisa Descritiva, de abordagem Qualitativa, com entrevistas em profundidade tendo ocorrido junto a acadêmicos e executivos atuantes no mercado. A análise dos resultados seguiu um paradigma interpretativista, demonstrando haver, de fato, uma mudança na forma como editoras e livrarias encaram as plataformas digitais, sob o ponto de vista do negócio, ou seja, entendendo que estas de fato se tornaram geradoras de receita para o mercado, simbolizando novas oportunidades surgidas no contexto do mercado editorial. Ao mesmo tempo, também é possível enxergar a crescente profissionalização dos creators, que conseguem, inclusive, operar praticamente como instituições de veiculação de mídia online, oferecendo serviços para diversas entidades. Observa-se, ainda, que os espaços de comunidades se mostram cada vez mais plurais, diversos e multiplataforma, criando narrativas transgeracionais e influenciando na formação de novos leitores.

Biografia do Autor

Gabriel Mattos, ESPM (Rio de Janeiro/Brasil)

Mestrando em Economia Criativa, Estratégia e Inovação pela ESPM (Rio de Janeiro/Brasil). Professor convidado da Pós-Graduação de Mídias Digitais da ESPM  (Rio de Janeiro/Brasil). E-mail: gabriel.demattos@espm.br

Daniel Kamlot, ESPM (Rio de Janeiro/Brasil), FGV-EBAPE (Rio de Janeiro/Brasil) e PUC-Rio (Rio de Janeiro/Brasil)

Doutor em Administração de Empresas pela FGV - EBAPE  (Rio de Janeiro/Brasil). 
Professor na ESPM (Rio de Janeiro/Brasil), FGV-EBAPE (Rio de Janeiro/Brasil) e PUC-Rio (Rio de Janeiro/Brasil).
E-mail: danielkamlot@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Mattos, G., & Kamlot, D. (2024). AS LIVRARIAS FÍSICAS COMO TERRITÓRIOS CRIATIVOS DA CREATOR ECONOMY E DOS BOOKTOKERS . Brazilian Creative Industries Journal, 4(2), 112–131. https://doi.org/10.25112/bcij.v4i2.3730