A PRÁXIS NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ELEMENTO SIMBÓLICO NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Luís Paulo Arena Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Raquel Meirose Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.788

Resumo

Nas notas deste artigo refletiremos sobre o conceito de práxis e sua relação com o contexto escolar. A escolha da temática se deu a partir da necessidade de aprofundar o sentido e o entendimento filosófico do termo, mas, acima de tudo, pela importância de se observar os seus desdobramentos na realidade educacional, a fim de que estes possam colaborar para uma ação futura nos diferentes espaços pedagógicos. Buscaremos também, relacionar a práxis como o processo e a dinâmica pedagógica que se traduz pela compreensão crítica da realidade, estabelecendo correlações de causa e efeito, formulação de juízos com vistas ao desenvolvimento integral do aluno, como caminho para o alcance de uma verdadeira cidadania. Apontaremos dentre outros os aspectos relevantes, não só o desenvolvimento da teoria na prática, mas também para a construção do conhecimento a cerca desta temática como um elemento importante para a atuação dos profissionais na área da educação.

Palavras-chave: Práxis. Educação. Transformação.

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Publicado

2014-08-01

Como Citar

Alves, L. P. A., & Meirose, R. (2014). A PRÁXIS NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ELEMENTO SIMBÓLICO NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO. Revista Prâksis, 2, 59–66. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.788