O ENSINO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: IMAGENS E MEMÓRIAS

Autores

  • José Edimar de Souza UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.749

Resumo

A investigação desenvolvida objetiva compreender os primórdios da implantação das “Aulas” no espaço rural em Novo Hamburgo/RS, a partir das memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen; principalmente aquelas que remetem à ocupação da antiga Casa Pastoral de Lomba Grande. A pesquisa desenvolvida sob a perspectiva da História Cultural utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semiestruturadas, tendo as narrativas e as imagens como documentos. Analisa memórias de práticas que possibilitaram recompor cenários do contexto do ensino rural que identificam marcas das políticas educacionais de uma época. A leitura e a escrita representaram um dos elementos culturais mais importantes nesse contexto. O arraigamento à cultura local também representou um conjunto de significados partilhados e construídos para conhecer um pouco sobre a contribuição das Aulas Isoladas, que originaram as Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Aulas isoladas. História oral. Memória. Escolas comunitárias.

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Publicado

2013-01-01

Como Citar

Souza, J. E. de. (2013). O ENSINO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: IMAGENS E MEMÓRIAS. Revista Prâksis, 1, 101–112. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.749