AS IMAGENS E OS “MAPAS TEMÁTICOS NÃO CONVENCIONAIS” NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Autores

  • Fernando Frederico Bernardes Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.740

Resumo

Trata-se aqui de propor um exercício que espacialize as paisagens que compõem o espaço geográfico e que facilite a compreensão do dinamismo espacial. A atividade procura extrapolar as barreiras da linguagem cartográfica tradicional, a fim de analisar os signos e a sua dinamicidade. As imagens virtuais permitem observar a distribuição espacial e suas formas de uma determinada paisagem. A paisagem, em Geografia, pode ser compreendida como um recorte do espaço geográfico, ou seja, são representadas, neste exercício, por um conjunto de imagens virtuais denominados de “mapas temáticos não convencionais”. Os resultados deste trabalho se expressam em produtos de interpretação de imagens, expressando as diferentes paisagens que configuram determinado espaço, oferecendo uma nova alternativa didática para o ensino da Geografia, concretizando o sentido da intenção da proposta deste artigo.

Palavras-chave: Cartografia. Geografia. Imagem. Paisagem. Prática de ensino.

Downloads

Publicado

2013-01-01

Como Citar

Bernardes, F. F. (2013). AS IMAGENS E OS “MAPAS TEMÁTICOS NÃO CONVENCIONAIS” NO ENSINO DA GEOGRAFIA. Revista Prâksis, 1, 17–22. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.740