A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A CULTURA COMO RECURSO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DOCENTE

Benício Backes

Resumo


Discussão sobre os desafios e as possibilidades de uma compreensão e prática cultural, como recurso nas práticas docentes escolares. Parte do conceito de cultura como base e expressão de vida em articulação com o conceito de cultura como recurso (YÚDICE, 2004). Aponta para o desafio de se pensar no papel da escola como espaço de produção, gestão, circulação de cultura, não para modificar a cultura do jovem, mas de usar a cultura como recurso para atraí-los a um novo campo de intervenção, investigação e criação como possibilidade de criação e recriação de seus destinos e de responsabilização ética sobre os mesmos.

Palavras-chave: Cultura. Prática docente. Ética.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.642

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


............................................................................................................................................................................................................................

ISSN versão eletrônica: 2448-1939
ISSN versão impressa: 1807-1112 

Licença Creative Commons
A Revista Prâksis segue os critérios da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil).