A INFLUÊNCIA DO GRUPO SUL-COREANO BTS NO CONSUMO DE MODA POR PARTE DAS FÃS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE EMPÍRICA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3601Palavras-chave:
BTS, K-Pop, Consumo por fãs, Vestuário, HallyuResumo
Desde os anos 90, a Coréia do Sul tem investido significativamente em sua produção cultural e artística, como resposta à crise econômica de 1997, visando conquistar capital cultural. Este investimento impulsionou a indústria de entretenimento sul-coreana globalmente, com o grupo de K-Pop Bangtan Sonyeondan (BTS), destacando-se como uma das principais influências da onda coreana. O BTS atrai principalmente fãs jovens da Geração Z, predominantemente femininos, ativos nas redes sociais, especialmente no Twitter, TikTok e Instagram. Os fãs do BTS demonstram devoção em diversas esferas do entretenimento, influenciando, dentre outras coisas, o consumo de moda. A notoriedade do grupo é evidente, pois seus membros têm o poder de esgotar diversos tipos de produtos, desde alimentos até peças de vestuário, simplesmente ao serem vistos consumindo ou vestindo algo. Pensando nisso, este artigo busca identificar a influência do BTS no consumo de moda por fãs brasileiros, utilizando uma pesquisa virtual distribuída em grupos de fãs, no Facebook. Foram coletadas 407 respostas, e os dados foram analisados por estatística Descritiva. A partir dos resultados, foi possível traçar uma visão Exploratória e empírica do consumo de moda por fãs da banda BTS, pluralizando as discussões sobre a importância e influência da indústria do entretenimento, em específico as personalidades orientais, no consumo de produtos de moda no ocidente.
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