COMO A MÚSICA ELETRÔNICA ESTABELECE UMA RELAÇÃO COM A MODA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3188Palavras-chave:
Moda, Música Eletrônica, Relação, HistóriaResumo
Moda e música podem ser consideradas fenômenos que estão presentes constantemente nas variadas culturas e têm papéis importantes nas formas de expressão da sociedade. Como objetivo desta pesquisa, buscou-se entender a conexão que a música eletrônica tem com a moda ao longo da história. Para esse fim, foi contextualizada a história do estilo de música eletrônica no mundo e principalmente no Brasil, para posteriormente estabelecer a conexão que existe entre esses dois fenômenos culturais e criativos. A metodologia desta pesquisa foi de cunho exploratório, por isso, utilizou-se o procedimento de revisão bibliográfica.
Referências
AIMEC. Academia Internacional de Música Eletrônica. Disponível em: https://www.aimec.com.br/. Acesso em: 17 de fevereiro de 2020.
ARANGO, Julián Jaramillo. Homens, máquinas e homens-máquinas: o surgimento da música eletrônica. 2005. Dissertação de Mestrado em Multimeios – UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_4804d5845a59578714fb8c95c9d489a7. Acesso em: 13 set. 2019.
CAMBRIDGE DICTIONARY. Definition of “edm” - English Dictionary. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/edm. Acesso em: 27 out. 2019.
COSTA, Juliana Cunha; SILVA, Maria Auxiliadora da. Música Eletrônica (ME): Simbiose entre a tecnologia e a arte. ENECULT - ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 5. Faculdade de Comunicação/UFBA, Salvador, 2009. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2009.
DICIONÁRIO INFORMAL. Definição de “MTV”. Disponível em: https://www.dicionarioinformal.com.br/mtv/. Acesso em: 21 out. 2019.
DICIONARIO PRIBERAM. Definição de “Remix”. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/remix. Acesso em: 30 out. 2022.
DICIONARIO PRIBERAM. Definição de “Ecstasy”. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/ecstasy. Acesso em: 30 out. 2022.
FINCO, Nina; KORTE, Júlia. A música eletrônica do Brasil conquistou o mundo. Época. Nov. 2014. Disponível em: https://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/11/musica-eletronica-do-brasil-bconquistou-o-mundob.html. Acesso em: 16 de agosto de 2019.
FOGG, Marnie. Tudo Sobre Moda. Traduzido por Débora Chaves, Fernanda Abreu, Ivo 24 Korytowski. Tradução de: Fashion: The Whole Story. Rio de janeiro: Editora Sextante, 2013.
FREIRE, Renata Santiago; MATOS, Adriana Leiria Barreto. Moda e Música: Uma Relação de Cumplicidade. Revista Extensão em Ação, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/extensaoemacao/article/view/3877. Acesso em: 16 ago. 2019.
GNIPPER, Patrícia. A música eletrônica desde os primórdios até os dias de hoje – parte 4. In: Canaltech. 2016. Disponível em: https://canaltech.com.br/musica/a-musica-eletronica-desde-os-primordios-ate-hoje-em-dia-parte-4-78579/. Acesso em: 27 out. 2019.
IATEC. Instituto de Artes Técnicas e Comunicação. Disponível em: http://iatec.com.br/. Acesso em: 17 fev. 2020.
IME. Instituto de Música Eletrônica. Disponível em: https://www.ime.mus.br/. Acesso em: 17 fev. 2020.
MARKE, Eric. MEB - A História da Música Eletrônica Brasileira. 1. ed. São Paulo: LiteraRUA, 2017.
NAVARRO, Victoria. Brasil no beat da música eletrônica. In: Meio e Mensagem. 2019. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2019/04/26/brasil-no-beat-da-musica-eletronica.html. Acesso em: 30 ago. 2019.
NEVES, Thiago Tavares das. Batidas intensas: corpo e sociabilidade nas festas de música eletrônica em Natal. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/13615. Acesso em: 20 set. 2022.
NOROGRANDO, Rafaela; BENETTI; Afonso. MODA, música e sentimento. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.
PALOMINO, Erika. Babado forte: moda, música e noite na virada do século 21. São Paulo: Mandarim, 1999.
PENACHO, Maria Teresa Saruga Barradas Casteleiro. Explorando e-materiais na construção de um novo design da moda. Tese de Doutoramento em Média-Arte Digital. 2016. Universidade Aberta, Lisboa, 2016. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6609. Acesso em: 19 out. 2019.
PRADO, Luís André do; BRAGA, João. História da moda no Brasil: das influências às autorreferências. 2. ed. São Paulo: Disal, 2011.
PEREIRA, Larissa Trintin. Música e moda: reflexos do espírito no tempo. 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Design de Moda, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 jul. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2465. Acesso em: 19 set. 2019.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 23 maio 2019.
SANTOS, Mylena Ceribelle Gadelha; RAMOS, Rebecca Costa; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. Aplicativos de música: o Spotify, as mudanças no mercado fonográfico e os filtros-bolha. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., São Paulo, 5-9 set. 2016. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2016. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44615. Acesso em: 30 out. 2022.
SOUZA, Cláudio Manoel Duarte de. Música eletrônica e cibercultura: ideias em torno da socialidade, comunicação em redes telemáticas e cultura do dj. 2003. Dissertação de Mestrado. UFBA – Universidade Federal da Bahia, 2003. Disponível em: www.academia.edu/2176288/M%C3%BAsica_eletr%C3%B4nica_e_Cibercultura_d%C3%A9ias_em_torno_da_socialidade_comunica%C3%A7%C3%A3o_em_redes_telem%C3%A1ticas_e_cultura_do_dj_. Acesso em: 20 set 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luis Henrique Rauber, Roberta Costa Blanco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.