POEMAS E CANÇÕES E O ENVOLVIMENTO CRÍTICO DE LEITORES

Autores

  • Juracy Ignez Assmann Saraiva Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil)
  • Daiana Kessler Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Felipe Stumm Universidade Feevale
  • Jéssica Faes Wasem Universidade Feevale
  • Isaque Gomes Pereira Universidade Feevale
  • Juliano Girotto Universidade Feevale
  • Lucas Gregório Universidade Feevale
  • Pietra Da Ros Universidade Feevale
  • Regina Lúcia Sampaio Universidade Feevale
  • Renata Duprat Universidade Feevale
  • Thalia Wilirich Universidade Feevale
  • Silvane Backes Pies Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2732

Palavras-chave:

Poesia, Canção, Construção poética, Recepção

Resumo

O artigo detém-se na análise de poemas e de canções e valoriza seus aspectos estruturais enfocando os níveis gráfico-visual, sonoro, morfossintático e semântico, para chegar à interpretação, na qual se expõe o envolvimento do leitor. Para demonstrar que o texto poético resulta, como afirma Vinícius de Moraes, de um trabalho de construção, que independe de épocas literárias, os poemas escolhidos traduzem uma progressão no âmbito da literatura brasileira e abrangem textos que vão do século XIX até a modernidade. O referencial teórico utilizado encontra em Norma Goldstein, Juracy Assmann Saraiva, Ernani Mügge, Gabriela Hoffmann Lopes e Tatiane Kaspari as bases para a análise e para a interpretação dos textos, cujo método é indutivo. O artigo conclui que a exploração de textos poéticos não se esgota no exercício lúdico da linguagem, pois estimula o leitor a voltar-se sobre si mesmo, sobre sua relação com o outro e sobre o contexto social que habita.

Biografia do Autor

Juracy Ignez Assmann Saraiva, Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil)

Doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Pesquisadora em produtividade do CNPq. Professora e pesquisadora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: Juracy@feevale.br

Daiana Kessler, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduanda em Letras – Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: daianakessler.dk@gmail.com

Felipe Stumm, Universidade Feevale

Graduando em Letras – Português/Inglês da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: stummfelipe@hotmail.com

Jéssica Faes Wasem , Universidade Feevale

Graduada em Letras – Português/Inglês pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: jessi.faes@gmail.com

Isaque Gomes Pereira, Universidade Feevale

Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: isaque.correa@gmail.com

Juliano Girotto, Universidade Feevale

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: julianogirottox@gmail.com

Lucas Gregório, Universidade Feevale

Graduado em Letras – Português/Inglês pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: lucasgregorio21@gmail.com

Pietra Da Ros , Universidade Feevale

Graduanda em Letras – Português/Inglês da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: pietradaros@icloud.com

Regina Lúcia Sampaio, Universidade Feevale

Graduada em Letras- Português/Inglês da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: luciasampaiod@gmail.com

Renata Duprat, Universidade Feevale

Graduanda em Artes pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: renata-duprat@hotmail.com

Thalia Wilirich, Universidade Feevale

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: thaliawilirich@gmail.com

Silvane Backes Pies, Universidade Feevale

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: silvanebackespies@gmail.com

Referências

ANTUNES, Arnaldo; TATIT, Paulo. Criança não trabalha. Disponível em: https://www.letras.mus.br/arnaldo-antunes/91457/. Acesso em: 12 Jun. 2021.

ASSIS, Machado de. A Carolina. Disponível em: https://www.escritas.org/pt/t/13140/a-carolina. Acesso em: 12 jun. 2021.

BIDERMAN, M. T. C. A estruturação do léxico e a organização do conhecimento. Letras de Hoje, 22(4), 2014. Disponível em: https://bit.ly/35GLzZX. Acesso em: 2 jun. 2021.

BIOGRAFIA. Caetano Veloso Oficial. Disponível em: http://www.caetanoveloso.com.br/biografia/. Acesso em: 4 jun. 2021.

BUARQUE. Sérgio. Construção. disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5-ogT6iCWx8. Acesso em: 12 jun. 2021.

DIAS, Gonçalves. Canção do exílio. disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/texto/cancao-do-exilio/index.html. Acesso em: 12 Jun. 2021.

GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2002.

MORAES, Vinícius. Para viver um grande amor. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1962.

SARAIVA, J. A.; LOPES, G. H; KASPARI, T. No cruzamento de poesia e canção, aprende-se “samba no colégio”. Anuário de Literatura, v. 19, n. 1, p. 30-45, 2013.

SARAIVA, Juracy Assmann; MÜGGE, Ernani. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SILVA, Rosemeire de Souza Pinheiro T. A importância do estudo lexicultural no ensino médio. Anais do SIELP, Uberlândia, v. 2, ed. 1, 2012.

VELOSO, Caetano. Luz do Sol. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mdnK48uUNrs. Acesso em: 12 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Saraiva, J. I. A., Kessler, D., Stumm, F. ., Faes Wasem , J. ., Gomes Pereira, I., Girotto, J. ., Gregório, L. ., Da Ros , P. ., Lúcia Sampaio, R. ., Duprat, R. ., Wilirich, T., & Backes Pies, S. . (2022). POEMAS E CANÇÕES E O ENVOLVIMENTO CRÍTICO DE LEITORES. Revista Prâksis, 2, 287–306. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2732

Edição

Seção

Artigos Livres