POEMAS E CANÇÕES E O ENVOLVIMENTO CRÍTICO DE LEITORES
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2732Palavras-chave:
Poesia, Canção, Construção poética, RecepçãoResumo
O artigo detém-se na análise de poemas e de canções e valoriza seus aspectos estruturais enfocando os níveis gráfico-visual, sonoro, morfossintático e semântico, para chegar à interpretação, na qual se expõe o envolvimento do leitor. Para demonstrar que o texto poético resulta, como afirma Vinícius de Moraes, de um trabalho de construção, que independe de épocas literárias, os poemas escolhidos traduzem uma progressão no âmbito da literatura brasileira e abrangem textos que vão do século XIX até a modernidade. O referencial teórico utilizado encontra em Norma Goldstein, Juracy Assmann Saraiva, Ernani Mügge, Gabriela Hoffmann Lopes e Tatiane Kaspari as bases para a análise e para a interpretação dos textos, cujo método é indutivo. O artigo conclui que a exploração de textos poéticos não se esgota no exercício lúdico da linguagem, pois estimula o leitor a voltar-se sobre si mesmo, sobre sua relação com o outro e sobre o contexto social que habita.
Referências
ANTUNES, Arnaldo; TATIT, Paulo. Criança não trabalha. Disponível em: https://www.letras.mus.br/arnaldo-antunes/91457/. Acesso em: 12 Jun. 2021.
ASSIS, Machado de. A Carolina. Disponível em: https://www.escritas.org/pt/t/13140/a-carolina. Acesso em: 12 jun. 2021.
BIDERMAN, M. T. C. A estruturação do léxico e a organização do conhecimento. Letras de Hoje, 22(4), 2014. Disponível em: https://bit.ly/35GLzZX. Acesso em: 2 jun. 2021.
BIOGRAFIA. Caetano Veloso Oficial. Disponível em: http://www.caetanoveloso.com.br/biografia/. Acesso em: 4 jun. 2021.
BUARQUE. Sérgio. Construção. disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5-ogT6iCWx8. Acesso em: 12 jun. 2021.
DIAS, Gonçalves. Canção do exílio. disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/texto/cancao-do-exilio/index.html. Acesso em: 12 Jun. 2021.
GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2002.
MORAES, Vinícius. Para viver um grande amor. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1962.
SARAIVA, J. A.; LOPES, G. H; KASPARI, T. No cruzamento de poesia e canção, aprende-se “samba no colégio”. Anuário de Literatura, v. 19, n. 1, p. 30-45, 2013.
SARAIVA, Juracy Assmann; MÜGGE, Ernani. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SILVA, Rosemeire de Souza Pinheiro T. A importância do estudo lexicultural no ensino médio. Anais do SIELP, Uberlândia, v. 2, ed. 1, 2012.
VELOSO, Caetano. Luz do Sol. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mdnK48uUNrs. Acesso em: 12 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Juracy Ignez Assmann Saraiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.