EaD E COVID-19: RELATOS DE PROFISSIONAIS DE UM CENTRO DE ENSINO EM REDE DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2577Palavras-chave:
Pandemia, Educação a distância, Autonomia administrativaResumo
O presente artigo trata sobre o processo de mudança em um centro de ensino e aprendizagem em rede de uma universidade pública do estado de Goiás, em face da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Nas instituições de educação superior, esse novo cenário inibiu a possibilidade de encontros presenciais e trouxe como alternativa o ensino remoto; por isso, compreender a nova rotina é também compreender a educação a distância e, mais, o papel dos profissionais para atuar com essa modalidade diante das mudanças. Esta análise será feita à luz de discussões acerca da importância da autonomia para a gestão e a organização dos espaços educacionais como uma das vias para garantir a qualidade do ensino. Para alcançar os objetivos da pesquisa, foram utilizados como procedimentos os relatos de um profissional de cada segmento do centro de ensino, acerca das mudanças advindas do novo cenário. Constatou-se que as mudanças no Centro ocorreram conforme as demandas definidas pelos conselhos, contudo, o envolvimento dos profissionais nesse processo ficou restrito às adequações que as mudanças demandaram.
Referências
BRASIL. Portaria n.º 356, de 11 de março de 2020. Dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei n.º 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19). Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-356-de-11-de-marco-de-2020-247538346. Acesso em: 21 jul. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 21 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 27 mar. 2021.
BRASIL. Decreto nº 5.800 de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm. Acesso em: 27 mar. 2021.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
COLETA, José Augusto Dela; COLETA, Marília Ferreira dela. Cultura organizacional e avaliação de instituições de educação superior: semelhanças e diferenças. Psico-USF, v. 12, n. 2, p. 227-237, jul./dez. 2007.
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2012.
COSTA, S. do N. da; ALVES, L. R. O polo de apoio presencial como espaço de gestão e autonomia na EAD. As contingências na Gestão da EAD. Revista de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, n. 17, p. 210-233, 2014.
DOURADO, Luís Fernandes. Políticas e gestão da educação superior a distância: novos marcos regulatórios? Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 891-917, out. 2008.
FALEIROS, Ana Elisa de Souza; PIMENTA, Márcio Lopes; VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado. O significado da autoavaliação institucional na perspectiva de técnicos-administrativos de uma universidade pública. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, p. 593-618, jul. 2016.
FÁVERO, M. de L. de A. Autonomia e poder na universidade: impasses e desafios. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 197-226, jan./jun. 2004.
FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
GALVÃO, C. Narrativas em educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.
GOIÁS. Decreto nº 9.633, de 13 de março de 2020. Dispõe sobre a decretação de situação de emergência na saúde pública do Estado de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus (2019-nCoV). Disponível em: https://legisla.casacivil.go.gov.br/pesquisa_legislacao/103012/decreto-9633. Acesso em: 21 jul. 2020.
NÓVOA, A. O professor e o “novo” espaço público da educação. In: TARDIF, M.; LESSARD, C. O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
OPAS. Organização Pan-Americana de Saúde. Folha informativa COVID-19 – Escritório da OPAS e da OMS Brasil. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875/. Acesso em: 21 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.