O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO

Autores

  • Yessy Villavicencio Simón Universidade Federal do Tocantins
  • Ivan Gabriel Grajales Melian Universidad de Oriente

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2511

Resumo

As constantes pesquisas académico-científicas no campo da didática da escrita que abordam a complexidade desta habilidade produtiva, mostram a necessidade de procurar mudanças significativas nas práticas do ensino da escrita, como um desafio para os profissionais da educação escolar e, em particular, no contexto universitário. Em vista disso, a publicação aqui resenhada, trata-se do livro digital intitulado O ensino da escrita na universidade. Um estudo sob as perspectivas linguística e antropológica da enunciação (2019, 264 páginas), da professora e pesquisadora Silvana Silva, colaboradora do Dicionário de Linguística da Enunciação (2009) e coordenadora da coletânea Atualidade dos Estudos Enunciativos (2016); docente adjunta e orientadora em nível de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha de pesquisa Análises Textuais, Enunciativas e Discursivas da área de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Yessy Villavicencio Simón, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidade de Oriente (Santiago de Cuba/Cuba). Doutoranda em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (Araguaína/Brasil). E-mail: villavicencioys69@gmail.com

Ivan Gabriel Grajales Melian, Universidad de Oriente

Doutor em Ciências Literárias pela Universidade de Oriente (Santiago de Cuba/Cuba). E-mail: melian.ivan77@gmail.com

Referências

MENDES PEREIRA, R. C. (Org.). Escrita na universidade: panoramas e desafios na América Latina. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019. 262 p. Disponível em: https://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/view/223/72/860-1. Acesso em: 8 jan. 2021.

SILVA, S. O ensino da escrita na universidade. Um estudo sob as perspectivas linguística e antropológica da enunciação. Porto Alegre, RS: Editora FI, 2019. 264 p. Disponível em: https://www.editorafi.org/535silvana. Acesso em: 10 out. 2020.

SILVA, S. O homem na língua: uma visão antropológica da enunciação para o ensino da escrita. 2013. 222 f. Dissertação (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/90168/000911653pdf?sequence=1. Acesso em: 13 jan. 2021.

SILVA, S. Resenha do livro “Introdução à lingüística da enunciação”, de Flores e Teixeira. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, v. 4, n. 6, março de 2006. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/resenhas/revel_6_introducao_a_linguistica_da_enunciacao.pdf. Acesso em: 28 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Villavicencio Simón, Y., & Grajales Melian, I. G. (2021). O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO. Revista Prâksis, 1, 256–261. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2511