GÊNERO E SEXUALIDADE EM DEBATE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID – INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Dênis Fernando Barcelos Ângelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Franciele Teixeira Berto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Iris Celeste Silva Santos Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul
  • André Luiz dos Santos Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2441

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, PIBID

Resumo

Este artigo apresenta e discute os “pontos de tensão” desencadeados pelos processos pedagógicos do projeto “Precisamos falar sobre gênero e Sexualidade”, desenvolvido por acadêmicos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Metodologicamente, o material empírico foi produzido a partir de observações participantes que foram registradas em diário de campo. Além disso, documentos pedagógicos (Projeto e Planos de Aula), que subsidiaram a execução do projeto, também foram utilizados. O conjunto dos dados produzidos foi tratado a partir dos procedimentos da “Análise de Conteúdo” propostos por Bardin (2009). Do processo analítico empreendido, foi possível identificar duas categorias, as quais: “A ‘caixa de gênero’ e a necessidade de se refinar as propostas pedagógicas” e “Sobre resistências e a tentativa de manutenção do status quo”. Assim, foi possível perceber que as propostas pedagógicas nem sempre estiveram adequadas às demandas dos alunos e às suas vivências no campo de gênero e sexualidade. Por outro lado, o conjunto das aulas permitiu aos alunos e alunas perceberem de outros modos concepções de gênero naturalizadas e pouco problematizadas por eles/as. Além disso, a organização de grupos de meninos que passaram a resistir às propostas pedagógicas também se fez notar, o que demandou ajuste nos procedimentos pedagógicos, bem como maior apropriação dos conceitos que sustentavam a prática. Por fim, pode-se dizer que o projeto foi de extrema importância para a experiência dos acadêmicos/bolsistas Pibidianos, bem como para a comunidade escolar, que em alguma medida se mobilizou em torno da proposta.

Biografia do Autor

Dênis Fernando Barcelos Ângelo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: denis.angelo81@yahoo.com.br

Franciele Teixeira Berto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Licenciada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: francielletb2006@hotmail.com

Iris Celeste Silva Santos, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Especialista em Biologia Celular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: irisceleste.bio@gmail.com

André Luiz dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor Adjunto na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: andrels@feevale.br

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Ângelo, D. F. B., Berto, F. T., Santos, I. C. S., & Silva, A. L. dos S. (2021). GÊNERO E SEXUALIDADE EM DEBATE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID – INTERDISCIPLINAR. Revista Prâksis, 1, 39–54. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2441