ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM UM MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA

Autores

  • Juliana Lopes de Almeida Souza Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-0208-5709
  • Jane Leroy Evangelista Centro Universitário UNA
  • Ana Cristina Gomes Santos Hostt Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2157

Resumo

RESUMO
O modelo de ensino híbrido do Grupo Ânima propõe avaliações somativas e formativas. Estas avaliações são importantes para o percurso de aprendizagem dos alunos. O artigo analisa o modelo de ensino híbrido utilizado pela UNA, IES do Grupo Ânima, na disciplina Empreendedorismo, em duas turmas sob a ótica de uma experiência de aprendizagem, na plataforma on-line. O estudo apontou que o acesso ao conteúdo pelos alunos aumenta quando se estimula a participação de uma atividade formativa no ambiente on-line. Na turma de 54 alunos, 37 alunos (69%) realizaram a atividade no ambiente on-line. Na outra turma de 76 alunos, 67 alunos (88%) realizaram a atividade. Nas duas turmas, as notas foram em sua maioria 100%, de acordo com os critérios estabelecidos por uma rubrica: compreensão da atividade e conhecimento do conteúdo. Desta forma, a avaliação formativa pode elevar o engajamento dos estudantes nas disciplinas híbridas, especialmente no ambiente on-line de aprendizagem.
Palavras-chave: Avaliação formativa. Ensino híbrido. Experiência de aprendizagem. Sala de aula invertida.

ABSRACT
The Group's Ânima has blended education model proposes summative and formative assessments. These assessments are important for students' learning pathway. The article analyzes the hybrid teaching model used by UNA, IES of the Ânima Group, in the Entrepreneurship discipline, in two classes from the perspective of a learning experience, in the online platform. The study pointed out that students' access to content increases when stimulating the participation of a formative activity in the online environment. In the class of 54 students, 37 students (69%) posted the activity in the online environment. In the other class of 76 students, 67 students (88%) performed the activity. In both classes, the grades were mostly 100%, according to the criteria established by one rubric: comprehension of the activity and knowledge of the content. In this way, formative assessment can enhance student engagement in hybrid subjects, especially in the online learning environment.
Keywords: Formative assessment. Blended learning. Learning experience. Flipped classroom.

Biografia do Autor

Juliana Lopes de Almeida Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de graduação e pós-graduação nos cursos de Comunicação na PUC-Minas e no Centro Universitário UNA. Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela UFMG. Especialista em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior pela Universidade de Tampere (Finlândia). E-mail: julianasouza@prof.una.br

Jane Leroy Evangelista, Centro Universitário UNA

Professora de graduação nos cursos de Economia Criativa e no Centro Universitário UNA e de pós-graduação em Branding pela PUC-Minas. Mestre em Administração, Competitividade e Inovação pela Fundação Pedro Leopoldo. E-mail: leroy.jane@gmail.com

Ana Cristina Gomes Santos Hostt, Centro Universitário UNA

Pós doutora em Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Especialista em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior pela Universidade de Tampere (Finlândia). Professora em cursos de graduação na UNA.

Downloads

Publicado

2020-06-15

Como Citar

Souza, J. L. de A., Evangelista, J. L., & Hostt, A. C. G. S. (2020). ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM UM MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA. Revista Prâksis, 2, 103–120. https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2157

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.