Aprendizagem colaborativa no ensino de estruturas para a arquitetura: uma experiência concreta

Autores/as

  • Luciano Andreatta Carvalho da Costa

Resumen

Este artigo relata uma atividade desenvolvida com alunos da disciplina Sistemas Estruturais I, do Curso de Arquitetura, do Centro Universitário Feevale. A partir da utilização de um ambiente informatizado GPAREDE, foi proposta a realização de um trabalho em grupo, composto de dois a três sujeitos, onde os alunos de cada grupo construiriam o texto do trabalho, de forma colaborativa, a partir da utilização do ambiente. Foram realizadas duas aulas presenciais no laboratório de informática do Centro Universitário, onde os alunos enviaram as suas contribuições para o grupo, permitindo que fossem esclarecidas as dúvidas relativas à utilização do ambiente. Depois desses dois encontros, os alunos passaram a construir o texto a distância, cada um em sua casa ou em seu local de trabalho. Os grupos possuíam um líder, que iniciava e concluía cada etapa do trabalho, dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Palavras-chave: Trabalho colaborativo; Sistemas Estruturais; ensino de Estruturas.


Abstract
This paper describes an activity developed with students of the Structural Systems course at the Architecture School, Centro Universitário Feevale, Brazil. Using the virtual environment GPAREDE, the development of a collective text was proposed in groups, composed of two or three students. Two presencial classes in the computer laboratory of the Centro Universitário had been given where the classmates sent their contributions for the group, allowing that the doubts related to the use of the virtual environment were clarified. After these two meetings the students started to construct the text at a distance, each one in his home or in workplace. Each group had a leader who started and finished each stage of the work, that was divided into introduction, development and conclusion.
Key words: Collaborative work; Structural Systems; Structural Engineering education.

Número

Sección

Artigos livres