Aprendizagem colaborativa no ensino de estruturas para a arquitetura: uma experiência concreta
Abstract
Este artigo relata uma atividade desenvolvida com alunos da disciplina Sistemas Estruturais I, do Curso de Arquitetura, do Centro Universitário Feevale. A partir da utilização de um ambiente informatizado GPAREDE, foi proposta a realização de um trabalho em grupo, composto de dois a três sujeitos, onde os alunos de cada grupo construiriam o texto do trabalho, de forma colaborativa, a partir da utilização do ambiente. Foram realizadas duas aulas presenciais no laboratório de informática do Centro Universitário, onde os alunos enviaram as suas contribuições para o grupo, permitindo que fossem esclarecidas as dúvidas relativas à utilização do ambiente. Depois desses dois encontros, os alunos passaram a construir o texto a distância, cada um em sua casa ou em seu local de trabalho. Os grupos possuíam um líder, que iniciava e concluía cada etapa do trabalho, dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Palavras-chave: Trabalho colaborativo; Sistemas Estruturais; ensino de Estruturas.
Abstract
This paper describes an activity developed with students of the Structural Systems course at the Architecture School, Centro Universitário Feevale, Brazil. Using the virtual environment GPAREDE, the development of a collective text was proposed in groups, composed of two or three students. Two presencial classes in the computer laboratory of the Centro Universitário had been given where the classmates sent their contributions for the group, allowing that the doubts related to the use of the virtual environment were clarified. After these two meetings the students started to construct the text at a distance, each one in his home or in workplace. Each group had a leader who started and finished each stage of the work, that was divided into introduction, development and conclusion.
Key words: Collaborative work; Structural Systems; Structural Engineering education.
Downloads
Issue
Section
License
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• The authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication with the work licensed under the Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Authors are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this may increase the impact and citation of the published work.