Uma abordagem espitemológica do ensino de estruturas
Abstract
No contexto do estudo de uma disciplina – Sistemas Estruturais – , torna-se imprescindível uma clara definição de epistemologia e sua implicação na definição de concepções pedagógicas. Neste artigo, trabalha-se, inicialmente, sobre conceitos epistemológicos para que, posteriormente, se possa situar uma proposta teórica. Por fim, será feita uma análise do ensino de estruturas a partir de um estudo da evolução dos conceitos ao longo da história, contextualizando cada evolução de paradigma, desde a pré-história européia, com seus modelos de vigas simplesmente apoiadas, até o estado da arte, baseado no Método dos Elementos Finitos. Assim, será possível identificar a forma como os alunos do curso de arquitetura estarão construindo conceitos relativos à engenharia estrutural.
Downloads
Issue
Section
License
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• The authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication with the work licensed under the Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Authors are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this may increase the impact and citation of the published work.