GÊNERO, VIOLÊNCIA E SEXUALIDADE EM BARRELA DE PLÍNIO MARCOS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.786Resumo
A obra dramatúrgica de Plínio Marcos é permeada por atores sociais marginalizados na sociedade brasileira, tais como presos, prostitutas, travestis e mendigos. Estes personagens, não obstante, vivenciam episódios de privação e violência em cenários desoladores e hostis. Este artigo propõe a análise da peça teatral Barrela, baseada em uma história real, na qual um jovem, preso por brigar em um bar, é estuprado pelos consortes de cela. Tenciona-se, assim, refletir sobre a construção do gênero masculino em detrimento do feminino no âmago do texto dramatúrgico, com base na violência e na externalização da sexualidade pelas personagens. Deste modo, o método de análise será indutivo, visto que conjuga estudos teóricos e bibliográficos com um exercício crítico-interpretativo em torno do objeto de estudo, visando apreender as representações sociais acerca da construção da masculinidade/feminilidade interpostas na obra dramatúrgica.
Palavras-chave: Gênero. Violência. Dramaturgia. Sexualidade. Barrela.
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