ENFRENTAMENTO DO SOFRIMENTO NO TRABALHO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM ESTUDO AVALIATIVO

Cecília Helena Glanzner, Agnes Olschowsky

Resumo


O objetivo do artigo é avaliar estratégias de defesa para enfrentar o sofrimento no trabalho em um Centro de Atenção Psicossocial. Essas estratégias surgem como recurso para aliviar o sofrimento e proteger os profissionais dos efeitos negativos sobre sua saúde mental. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, utilizando a metodologia da Avaliação de Quarta Geração, com 10 profissionais. Na coleta de dados, foram utilizadas observação e entrevistas individuais. Foi realizada análise temática com os passos ordenamento dos dados, classificação e análise final. Constituíram-se os seguintes temas de análise: estratégias coletivas de defesa e estratégias individuais para enfrentar o sofrimento. No processo avaliativo, os trabalhadores demonstraram utilizar estratégias para enfrentar o sofrimento no trabalho: compartilhamento da ansiedade com a equipe de trabalho e com usuários, terapia individual, uso da fala. Avalia-se que estratégias de enfrentamento se constituem em espaços de comunicação e reflexão das emoções, interferindo na motivação dos profissionais para o trabalho.

Palavras-chave: Avaliação em saúde. Saúde mental. Saúde do trabalhador.


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DOI: https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.777

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