FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM : POSSIBILIDADES DE AÇÃO E REFLEXÃO PARA A PRÁTICA INCLUSIVA

Autores

  • Sandra Maria Koch Universidade Feevale
  • Patrícia Brandalise Scherer Bassani Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.766

Resumo

Este trabalho analisa a contribuição da formação continuada em ambiente virtual no fazer pedagógico do professor da educação básica da rede pública de ensino, no processo de inclusão de aluno com deficiência. Apresenta os resultados da pesquisa Formação Continuada de Professores para a Educação Inclusiva: Desafios de Aprender e Ensinar em Ambientes Virtuais, elaborada no âmbito do Mestrado Profissional em Inclusão Social e Acessibilidade da Universidade Feevale/Novo Hamburgo, defendida em fevereiro de 2012. O ambiente investigado é o Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis, desenvolvido pelo Núcleo de Informática na Educação Especial – NIEE/UFRGS/UAB/MEC, durante o primeiro semestre de 2011. A opção metodológica da investigação é de natureza epistemológica qualitativa e, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, caracteriza-se como pesquisa-ação com abordagem sócio-histórica, apoiando-se nas ideias de Vygotsky (1896-1934). Foram analisadas as publicações de 18 professores cursistas no ambiente TelEduc. A pesquisa se propôs a apresentar subsídios para uma reflexão acerca da relevância da formação continuada de professor em ambiente virtual, como uma alternativa válida e de qualidade para a efetivação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, bem como para a prática reflexiva da ação docente.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Tecnologia da informação e comunicação. Formação continuada de professor. Ambiente virtual de aprendizagem.

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Publicado

2013-01-01

Como Citar

Koch, S. M., & Bassani, P. B. S. (2013). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM : POSSIBILIDADES DE AÇÃO E REFLEXÃO PARA A PRÁTICA INCLUSIVA. Revista Prâksis, 2, 103–110. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.766