DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA DE QUALIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO REFERÊNCIA

Roberta Wartha, Denise Arina Francisco

Resumo


Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada sobre docência na educação infantil, na qual foram analisadas, dentre outras questões, práticas pedagógicas positivas nesse nível de ensino, bem como os condicionantes que contribuem para sua efetivação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foi trabalhado com o estudo de caso em uma instituição referência em qualidade na educação infantil no município de Farroupilha/RS. O estudo teve como participantes quatro professores da instituição referida, dos níveis de Maternal e Pré II, além da Direção, Vice-direção e Gestora3 da escola, analisando teorias, metodologias, influências e parcerias destaques na realização exemplar de suas práticas. A partir desta pesquisa, conclui-se que a prática do professor em educação infantil está alicerçada em pilares, como fundamentação teórica e metodológica, relações de afeto e diálogo com a criança, conhecimento da etapa de desenvolvimento, entre outras questões. A organização do profissional da área, juntamente com o planejamento e o favorecimento da instituição onde está, constituem-se como essenciais no desenvolvimento de seu trabalho. O olhar além da criança que está à sua frente faz a prática e a conduta do professor serem construídas mediante a realidade ali apresentada, tornando-o, assim, um profissional diferenciado e único. O apoio e o incentivo de toda equipe diretiva da instituição, coordenação pedagógica e demais envolvidos nesse meio contribuem no desenvolvimento dessa prática docente.

Palavras-chave: Educação infantil. Formação docente. Escola de qualidade.


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DOI: https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.759

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