PAULO FREIRE: UM REFERENCIAL PARA A CULTURA DE PAZ

Autores

  • Marcio Adriano Cardoso UNISINOS
  • Karine Quadros da Silva

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.755

Resumo

O presente artigo busca enfatizar a importância e a atualidade de Paulo Freire como referencial fundamental para a construção de uma educação para a cultura de paz. Ao defender a educação baseada na conscientização, na colaboração, na participação e na responsabilidade social e política dos sujeitos envolvidos, Paulo Freire renega a visão tradicional de paz, ligada à manutenção da ordem e da tranquilidade, e insere a possibilidade da paz no campo da ação e do diálogo. É operando a palavra que nos tornamos sujeitos e, como tais, capazes de ler e escrever a história. Ao dizer a sua palavra, o sujeito cria/recria o mundo e, ao fazê-lo, cria/recria a si mesmo, num processo contínuo e infindável de autoconstrução e desconstrução. É nesse processo que acontece a emancipação. Freire nos ensina que o construir-se, o biografar-se, o existenciar-se só é possível através da autonomia e de uma relação ética com o outro. A paz não é construção individual ou isolada, mas tarefa coletiva e comunitária.

Palavras-chave: Paz. Educação para a paz. Paulo Freire.

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Publicado

2013-08-01

Como Citar

Cardoso, M. A., & Silva, K. Q. da. (2013). PAULO FREIRE: UM REFERENCIAL PARA A CULTURA DE PAZ. Revista Prâksis, 2, 9–14. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.755