POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO CULTURAL: O CASO DAS COMUNIDADES DE ORIGEM ALEMÃ NA REGIÃO DO VALE DO SINOS

Autores

  • Marília Andrade Torales Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.674

Resumo

A presente pesquisa inscreve-se no campo dos estudos sobre políticas educacionais e culturais, mais especificamente nos estudos que abordam os processos de integração cultural no espaço educativo escolar. A metodologia, de base qualitativo-biográfica, foi utilizada como caminho para alcançar o objetivo de compreender o processo de integração cultural de um sujeito bilíngue, tomando como referência sua história de vida em analogia ao seu contexto histórico e social. Nessa perspectiva, buscou-se enfocar o sentimento de rejeição gerado pelos conflitos vivenciados entre a cultura alemã e a brasileira, apresentando aspectos motivadores e os desafios desse processo de integração cultural. As referências vitais citadas são reais, focadas na imigração alemã no Rio Grande do Sul, mais especificamente na região do Vale do Sinos.

Palavras-chaves: Bilinguismo. Integração Cultural. Escola. Família.

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Publicado

2009-08-01

Como Citar

Torales, M. A. (2009). POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO CULTURAL: O CASO DAS COMUNIDADES DE ORIGEM ALEMÃ NA REGIÃO DO VALE DO SINOS. Revista Prâksis, 2, 21–28. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.674