A LITERATURA E A INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Simone Daise Schneider Universidade Feevale
  • Surian Seidl Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.672

Resumo

Neste estudo, evidenciamos uma alternativa para a prática pedagógica contemporânea, que se caracteriza como um desafio em relação ao ensino da literatura. Para tanto, apresentamos o trabalho desenvolvido em oficinas literárias realizadas – em uma parceria da Secretaria Municipal de Ensino e a Instituição de Ensino Superior do município – pelas acadêmicas do Curso de Letras, nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo principal era discutir os problemas sociais expostos pelo autor Ferréz na obra Manual Prático do Ódio, problemas esses como parte integrante da vida dos alunos. Estávamos, pois, por meio da literatura, discutindo a realidade dos alunos e as consequências de atos como: matar, roubar, prostituir-se, consumir drogas, entre outros. Criou-se, também, um blog, espaço destinado a expor as ideias, emitir opinião sobre a obra lida, apresentar seus trabalhos, com isso, promover melhor domínio linguístico e manifestar a sua identidade. Comprovamos que, por meio desta experiência, há uma política pública na educação, política essa comprometida com o desenvolvimento da leitura, da interpretação, da produção, por meio do acesso à literatura, à informação eletrônica e aos meios eletrônicos. Essa política está, ainda, comprometida com a educação, com o social, com a construção do conhecimento e com a formação de professores.

Palavras-chave: Blog. Práticas Educativas. Literatura.

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Publicado

2009-08-01

Como Citar

Schneider, S. D., & Seidl, S. (2009). A LITERATURA E A INCLUSÃO SOCIAL. Revista Prâksis, 2, 9–14. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.672