APROXIMANDO WITTGENSTEIN E FREIRE POR MEIO DA LINGUAGEM

Autores

  • Heloisa Helena Duval de Azevedo UFPel (Universidade Federal de Pelotas)

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.662

Resumo

O presente texto faz parte de um projeto desenvolvido junto ao grupo de pesquisa FepráxiS (Filosofia, educação e práxis social) e objetiva discutir a relação entre educação e filosofia examinando a produção teórica de Wittgenstein e Paulo Freire. Wittgenstein é um filósofo com tradição nas áreas de lógica e filosofia da linguagem e pouco estudado na área educacional. Por outro lado, Paulo Freire é estudado e conhecido no âmbito educacional. O texto resgata a origem do modelo racional e, partindo dele, construímos uma gênese histórico-filosófica para nos aproximarmos do ponto de encontro, entre os dois autores. A partir deste encontro postulamos categorias wittgensteinianas que sejam capazes de servir de fundamento para uma releitura da obra de Paulo Freire, bem como apontar para um outro olhar sobre a prática pedagógica freiriana.

Palavras-chave: Wittgenstein. Paulo Freire. Linguagem. Educação.

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Publicado

2009-01-01

Como Citar

Azevedo, H. H. D. de. (2009). APROXIMANDO WITTGENSTEIN E FREIRE POR MEIO DA LINGUAGEM. Revista Prâksis, 1, 29–32. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.662